30 de novembro de 2020, notícia publicada pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais.
O Ministério do Meio Ambiente (MMA) instituiu o Programa Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção – Pró-Espécies por meio da Portaria Nº 43, de 31 de janeiro de 2014 visando cumprir a Meta 12 da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB). A implementação desse Programa é viabilizada pelo Projeto Estratégia Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção – (GEF Pró-Espécies) Todos contra extinção. O projeto é financiado pelo Global Environment Facility – GEF (www.thegef.org), tendo como agência implementadora o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) e como agência executora o WWF-Brasil.
O GEF Pró-Espécies trabalha em conjunto com 13 estados do Brasil: Maranhão (MA), Bahia (BA), Pará (PA), Amazonas (AM), Tocantins (TO), Goiás (GO), Santa Catarina (SC), Paraná (PR), Rio Grande do Sul (RS), Minas Gerais (MG), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Espírito Santo (ES) para desenvolver estratégias de conservação em 24 territórios, totalizando 9 milhões de hectares. Um de seus objetivos é alavancar iniciativas para reduzir as ameaças e melhorar o estado de conservação de pelo menos 290 espécies de fauna e flora categorizadas como Criticamente em Perigo (CR) e que não contam com nenhum instrumento de conservação.
No período de janeiro a maio de 2020, por meio de edital lançado pelo WWF, o Mater Natura foi selecionado como a instituição responsável por apresentar consultoria especializada visando sistematizar e gerar informações atualizadas sobre as espécies ameaçadas nos estados do Paraná e em São Paulo, de forma a subsidiar os órgãos públicos na “Elaboração de Plano de Ação Territorial (PAT) para as espécies criticamente ameaçadas no Território 19”. O Território 19 abrange 64 municípios desses dois estados, totalizando 2.171.104,98 hectares.
Entre os dias 9 e 13 de novembro, o biólogo Peterson T. Leivas representou o Mater Natura na Oficina de Elaboração do PAT do Território 19 do GEF Pró-Espécies (figura 1). Durante o encontro virtual estavam reunidos representantes de órgão ambientais, de universidades e de ONG, tendo sido discutidas e definidas ações prioritárias para o território considerando as espécies alvo de flora e fauna, as ameaças e vetores de pressão e as lacunas ou gargalos que dificultam a conservação das espécies-alvo e dos ecossistemas do Território 19.
Ainda, foi pauta da reunião o conteúdo e os colaboradores indicados para a construção do Sumário Executivo do PAT e a Formação do Grupo de Assessoramento Técnico (GAT) do PAT Território 19.