Peixes ameaçados voltam a ser protegidos

Compartilhe esse conteúdo

    Justiça restabelece Portaria que lista as espécies de peixes e

invertebrados aquáticos em risco de extinção

tubarao-azul-especie-tubarao5

Brasília (30/06/2016), texto publicado pelo ICMBio

A portaria n° 445, do Ministério do Meio Ambiente (MMA), de 17 de dezembro de 2014, que reconhece a Lista Nacional de Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção – Peixes e Invertebrados Aquáticos, volta a vigorar. Ela havia sido suspensa por determinação judicial em junho de 2015.

Desde então, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) estava sem respaldo jurídico para implementar algumas ações de conservação, como a proibição da pesca em áreas no interior e entorno de unidades de conservação para as espécies incluídas na lista oficial.

Nesta semana, a juíza federal substituta Liviane Kelly Soares Vasconcelos julgou improcedente o pedido de anulamento da portaria. A norma voltou, então, a vigorar, permitindo maior presença do ICMBio nas ações de conservação dessas espécies.

Entenda o caso acessando a reportagem na integra:

http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/7996-portaria-de-peixes-e-invertebrados-aquaticos-volta-a-valer

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Notícias

Restauração no Alto Paraná avança, mas queimadas ameaçam áreas recuperadas

Estamos restaurando áreas estratégicas na ecorregião do Alto Paraná pelo projeto Reconecta Alto Paraná – Restaurando corredores e unindo pessoas, com o objetivo de recuperar ecossistemas degradados e fortalecer a conectividade entre fragmentos florestais para manutenção de corredores de biodiversidade. O projeto é realizado pelo Mater Natura em parceria técnico-financeira com o WWF-Brasil, com apoio

Rolar para cima