Paraná realiza lançamento do Livro Vermelho da Fauna Ameaçada com participação do Mater Natura

Compartilhe esse conteúdo

O Governo do Paraná realizou o lançamento da nova edição do Livro Vermelho da Fauna Ameaçada de Extinção do Estado do Paraná durante o Simpósio Latino-Americano de Biodiversidade e Mudanças Climáticas, em Foz do Iguaçu, que ocorre de 3 a 5 de junho. A publicação é fruto de uma parceria entre a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), o Instituto Água e Terra (IAT) e o Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais, com apoio do programa GEF Pró-Espécies, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).

Celebrando o lançamento do livro e do Dia Mundial do Meio Ambiente, neste dia 5 de junho, às 18h, será lançada a exposição fotográfica “Fauna Ameaçada é Fauna a Ser Salva”, na Galeria das Quatro Estações, no Jardim Botânico de Curitiba. O evento é promovido pelo Governo do Paraná, com organização da Sedest e do IAT. A exposição permanece até o final do mês de agosto na galeria.

Governo do Estado lançou Livro Vermelho da Fauna Ameaçada de Extinção do Estado do Paraná – foto: IAT

O lançamento do livro representa a etapa final de um trabalho iniciado em 2022, que envolveu a revisão e ampliação da lista estadual de fauna ameaçada de extinção, publicada por meio do Decreto Estadual nº 6.040, de junho de 2024. A nova edição do Livro Vermelho atualiza e expande a versão de 2004, incorporando agora 339 espécies ameaçadas, incluindo mamíferos, aves, répteis, anfíbios, peixes e oito novos grupos de invertebrados, como moluscos e besouros.

A publicação traz 116 espécies criticamente em perigo, 107 em perigo e 116 vulneráveis, e tem como objetivo subsidiar políticas públicas e ações de conservação, além de sensibilizar a sociedade sobre a urgência da proteção da biodiversidade. “Esse material é a consolidação de um processo que vem sendo desenvolvido desde 2022, possibilitado pelo trabalho voluntário, e bastante árduo, de um grupo de especialistas e pesquisadores aos quais o Estado é extremamente grato, já que foram eles os responsáveis por levantar os dados e organizar grupos de trabalho e oficinas para conseguirmos fechar a lista”, diz Patrícia Accioly Calderari da Rosa, gerente de Biodiversidade do IAT.

O Paraná é reconhecido nacionalmente como pioneiro na criação de listas estaduais de fauna ameaçada, tendo publicado a primeira em 1995. A revisão da lista publicada em julho de 2004, também foi formalizada por meio de parceria entre o governo do estado e o Mater Natura. Agora, com esta nova edição, o estado reafirma seu protagonismo, ampliando em 52% o número de espécies avaliadas desde a última revisão.

Governo do Estado lançou o Livro Vermelho da Fauna Ameaçada de Extinção do Estado do Paraná – foto: IAT

* Com informações da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável do Estado do Paraná (Sedest).

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Notícias

Eventos e reuniões de outubro ampliam conexões e fortalecem ações do Mater Natura

O mês de outubro foi marcado por uma série de encontros, eventos e atividades que reforçaram as parcerias institucionais do Mater Natura, promoveram a restauração ecológica em diferentes regiões do país e ampliaram a integração com comunidades, empresas e organizações parceiras. Restauração ecológica e integração com parceiros Nos dias 22 e 23 de outubro, o

Notícias

2º Festival Coaliza valoriza iniciativas de conservação e engajamento local

Nos dias 24 e 25 de outubro, o Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais marcou presença no 2º Festival Coaliza – Inovar com Raízes: Ciência, Impacto e Saberes do Litoral para Transformar, realizado no Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Paranaguá. Representando a instituição, estiveram presentes Renata Garret Padilha, pelos projetos Diálogo UC

Rolar para cima