Técnica associada ao Mater Natura foi escolhida como representante do Paraná no Programa de Jovens da RBMA

Compartilhe esse conteúdo

26 de agosto de 2020, notícia publicada pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais.

A Reserva da Biosfera (RB) é um modelo, adotado internacionalmente, de gestão integrada, participativa e sustentável dos recursos naturais. A Reserva da Biosfera da Mata Atlântica – RBMA, cuja área foi reconhecida pela UNESCO, em seis fases sucessivas entre 1991 e 2008, foi a primeira unidade da Rede Mundial de Reservas da Biosfera declarada no Brasil. É a maior reserva da biosfera em área florestada do planeta, com cerca de 78.000.000 hectares, sendo 62.000.000 em áreas terrestres e 16.000.000 em áreas marinhas, nos 17 estados brasileiros onde ocorre a Mata Atlântica, o que permite sua atuação na escala de todo o Bioma.

As Reservas da Biosfera de todo planeta tem três princípios básicos: engajamento na luta pela Conservação da Biodiversidade, pelo Desenvolvimento Sustentável e pelo Apoio à Educação, Ciência e Pesquisa. A RBMA coordena, sempre em conjunto com parceiros, um grande conjunto de programas técnico-científicos e projetos demonstrativos em campo. Entre estes projetos está o Programa de Jovens da RBMA, cujo objetivo é estabelecer uma estrutura geral para melhorar o desenvolvimento socioeconômico dos jovens que vivem na Reserva da Biosfera da Mata Atlântica – RBMA e apoiar o atendimento dos seus princípios. Este Programa atende ainda à demanda internacional do Programa MaB/UNESCO, com o objetivo de integrar e preparar as novas gerações, para assumir a missão de defender as Reservas da Biosfera, buscando novas energias para implantar suas três funções básicas.

Desta forma, no mês de Julho foi aberto um período para as indicações de dois Jovens para serem Pontos Focais do Programa de Jovens da RBMA a fim de que cada estado que compõe a Mata Atlântica tenha seu representante no Programa. Conselheiros, Comitê Estadual da RBMA e Coordenadores dos Postos Avançados da RBMA poderiam fazer esta indicação e a seleção foi realizada por membros do Comitê Estadual.

A técnica associada ao Mater Natura, Ana Paula Ferreira da Silva foi indicada e selecionada para representar o Paraná nesta empreitada! O Mater Natura tem importante papel na área de políticas públicas fazendo parte de várias Redes e Colegiados, e a Ana já representa a instituição em outros coletivos, como na Rede Gestora do Corredor de Biodiversidade do Rio Paraná e no movimento Pacto pela Restauração da Mata Atlântica. O Mater Natura e sua representante, reforçam as expectativas de contribuir em estratégias construtivas e participativas nos objetivos propostos pelo Programa de Jovens da RBMA.

Programa de Jovens da RBMA. Fonte - RBMA.
Programa de Jovens da RBMA. Fonte – RBMA.

 

Fonte: Adaptado de http://www.rbma.org.br/rbma/rbma_1_textosintese.asp

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Nossas ações

Participe do Mutirão de remoção de braquiárias-d’água em Antonina!

O projeto “Olha o Clima, Litora!” promove, no dia 11/05, a partir das 8h30, o Mutirão de remoção de braquiárias-d’água, em Antonina, no Litoral do Paraná. As braquiárias-d’água são capins exóticos invasores (não nativos da região) que ameaçam seriamente a biodiversidade local, transformando em “desertos verdes” as áreas onde se espalham, por dificultarem a sobrevivência

Nossas ações

1º Encontro de Diálogo de Saberes debate temas ambientais com comunidade de Antonina

O 1º Encontro de Diálogo de Saberes promoveu, no dia 11 de abril, importantes trocas entre a comunidade pesqueira tradicional de Antonina/PR e especialistas da área ambiental. O evento faz parte das ações do projeto “Olha o Clima, Litoral!”, realizado pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais, com apoio da Petrobras por meio do

Rolar para cima