Mater Natura tem projeto aprovado para criação de RPPN no entorno do Parque Nacional Saint Hilaire/Lange

Compartilhe esse conteúdo

14 de Janeiro de 2019, notícia publicada pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais.

A criação de Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) assume cada vez mais relevância para conservação da natureza e manutenção dos serviços ambientais no Brasil, uma vez que a maior parte do território nacional é composta por propriedades particulares e que elas não apresentam ônus ao poder público. Quando são criadas no entorno de outras unidades de conservação, além de expandirem o tamanho da área protegida, tornam-se uma alternativa de mitigação dos impactos gerados pelas atividades exercidas nas áreas vizinhas às unidades.

No segundo semestre de 2018 a Fundação Grupo Boticário lançou mais uma edição do edital Biodiversidade do Paraná, que é uma linha de apoio voltada às instituições paranaenses, com prioridade para ações na Floresta com Araucárias e região do Lagamar. Projeto elaborado pelos técnicos associados ao Mater Natura, Ricardo Pamplona Campos e Anne Zugman, foi selecionado neste edital, tendo por objetivo a “Criação de Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) no entorno do Parque Nacional Saint Hilaire/Lange, município de Paranaguá, PR”.

O projeto irá possibilitar a criação de uma RPPN em uma área de 34 hectares com presença da Floresta Ombrófila Densa de Terras Baixas, localizada em uma importante região de manancial da Bacia do Rio Cambará, que abastece e oferece segurança hídrica aos municípios de Matinhos e Pontal do Paraná. O projeto tem previsão de execução entre os meses de fevereiro de 2019 e agosto de 2020.

A criação da RPPN no entono do Parque Nacional Saint-Hilaire/Lange, representará uma iniciativa importante de conservação para a região, que apresenta diversas atividades conflitantes com a preservação dos recursos naturais. Além disso, a preservação do patrimônio genético desta região justifica também a importância dessa nova unidade de conservação no local.

Abaixo, confira as fotos da região onde será criada a nova RPPN.

Rio Cambará, que passa pela propriedade que será transformada em RPPN
Rio Cambará, que passa pela propriedade que será transformada em RPPN
equipe que irá realizar o projeto em visita técnica à propriedade
Equipe que irá realizar o projeto em visita técnica à propriedade

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Nossas ações

Participe do Mutirão de remoção de braquiárias-d’água em Antonina!

O projeto “Olha o Clima, Litora!” promove, no dia 11/05, a partir das 8h30, o Mutirão de remoção de braquiárias-d’água, em Antonina, no Litoral do Paraná. As braquiárias-d’água são capins exóticos invasores (não nativos da região) que ameaçam seriamente a biodiversidade local, transformando em “desertos verdes” as áreas onde se espalham, por dificultarem a sobrevivência

Nossas ações

1º Encontro de Diálogo de Saberes debate temas ambientais com comunidade de Antonina

O 1º Encontro de Diálogo de Saberes promoveu, no dia 11 de abril, importantes trocas entre a comunidade pesqueira tradicional de Antonina/PR e especialistas da área ambiental. O evento faz parte das ações do projeto “Olha o Clima, Litoral!”, realizado pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais, com apoio da Petrobras por meio do

Rolar para cima