Mater Natura completa 36 anos e encerra ciclo de comemorações pelos 35 anos de fundação

Compartilhe esse conteúdo

25 de Agosto de 2019, notícia publicada pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais.

De acordo com a pesquisa “As Fundações Privadas e Associações Sem Fins Lucrativos no Brasil 2016 – FASFIL 2016” do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada no dia 05 de abril do presente ano, em 2016 havia no Brasil 237 mil fundações privadas e associações sem fins lucrativos, as chamadas Fasfil. O estudo também mostrou que as entidades sem fins lucrativos são relativamente novas no Brasil: 29,5% foram criadas entre 2001 e 2010 e 19,4% entre 2011 e 2016, correspondendo a 48,9% do total. As instituições mais antigas, criadas até 1980, representavam 13,6% do total em 2016.

Em 07 de agosto de 2016 o Mater Natura completou 36 anos de sua fundação, concluindo o ciclo de um ano de comemorações por atingir seus 35 anos de existência, o que não é uma tarefa fácil conforme demonstra a pesquisa do IBGE acima citada.

Para comemorar esse marco dos 35 anos foi elaborado o “Relatório de atividades 1983-2018: 35 anos trabalhando pela conservação da biodiversidade no Brasil que conta a história da origem de nossa OSC (Organização da Sociedade Civil); apresenta sua missão, visão, valores e linhas de ação; fatos marcantes em sua linha do tempo ano a ano; reúne depoimentos de parceiros; descreve as 26 espécies de aves e anfíbios anuros descobertos e/ou descritos por nossos pesquisadores na Mata Atlântica; o resumo em ordem cronológica dos 84 projetos desenvolvidos nesse período; as campanhas realizadas e as instâncias de políticas públicas (redes e colegiados) de que participamos; as 9 teses de doutorado e 10 dissertações de mestrado, bem como mais de uma centena de livros, artigos técnico-científicos e publicações diversas produzidas a partir de nossos projetos; oito prêmios e homenagens concedidos aos trabalhos institucionais realizados; a relação de 45 financiadores e 158 parceiros que ao longo desses 35 anos participaram dos 84 projetos citados e nos apoiaram em diversas atividades institucionais; culminando com uma justa homenagem aos associados que nos deixaram fisicamente neste período, mas que deixaram um forte e marcante legado.

No final de setembro pretendemos apresentar o relatório das atividades do Mater Natura realizadas em 2018, abrindo o compromisso de, a cada ano, divulgar relatório anual institucional do ano imediatamente finalizado. Esses relatórios estarão disponíveis em seção específica de nosso website.

Reconhecemos a importância e agradecemos a todos os nossos parceiros, colaboradores e amigos, sem os quais certamente não seria possível manter o Mater Natura em atividade durante expressivos 36 anos.

Sapinho descoberto por pesquisadores associados ao Mater Natura.
Sapinho descoberto por pesquisadores associados ao Mater Natura.

 

Foto de capa: negodobolo.com

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Nossas ações

Participe do Mutirão de remoção de braquiárias-d’água em Antonina!

O projeto “Olha o Clima, Litora!” promove, no dia 11/05, a partir das 8h30, o Mutirão de remoção de braquiárias-d’água, em Antonina, no Litoral do Paraná. As braquiárias-d’água são capins exóticos invasores (não nativos da região) que ameaçam seriamente a biodiversidade local, transformando em “desertos verdes” as áreas onde se espalham, por dificultarem a sobrevivência

Nossas ações

1º Encontro de Diálogo de Saberes debate temas ambientais com comunidade de Antonina

O 1º Encontro de Diálogo de Saberes promoveu, no dia 11 de abril, importantes trocas entre a comunidade pesqueira tradicional de Antonina/PR e especialistas da área ambiental. O evento faz parte das ações do projeto “Olha o Clima, Litoral!”, realizado pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais, com apoio da Petrobras por meio do

Rolar para cima