Mater Natura apoia realização de Ciclo de Oficinas para Qualificação do Conselho Gestor do PNSHL

Compartilhe esse conteúdo

12 de Janeiro de 2019, notícia publicada pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais.

O Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange (PNSHL) foi criado em maio de 2001, na Serra do Mar paranaense. Iniciado em 2006 e 2007, ações como o processo de implantação do Conselho Consultivo do Parque, as adequações do seu Plano de Ação e Regimento Interno, bem como os projetos de capacitações realizados ao longo de sua existência, contaram sempre com a colaboração das instituições do terceiro setor que fazem parte do Conselho, principalmente do Mater Natura.

Desde abril de 2016, a Educadora Ambiental Renata Garrett Padilha, técnica do Mater Natura, e os gestores dos Parques Nacionais de Saint-Hilaire/Lange e Guaricana (ambos vinculados ao ICMBio), da APA Estadual de Guaratuba e do Parque Estadual Boguaçu (vinculados ao Instituto Ambiental do Paraná – IAP), trabalham juntos em um projeto de integração dos conselhos gestores destas quatro unidades de conservação. Especificamente, para o PNSHL, este processo resultou na reestruturação do seu Conselho, focado na análise e caracterização do uso do território da Unidade de Conservação (UC), em 2017.

Com a posse dos novos conselheiros, no início de 2018, houve a necessidade de qualificá-los para o desenvolvimento de suas atividades no Conselho, familiarizando-os com o processo de gestão da UC. Para tanto, foi elaborado um Ciclo de Oficinas de Qualificação do Conselho Gestor do PNSHL, que propiciasse o empoderamento dos novos conselheiros para estimular o envolvimento e participação, a fim de identificar estratégias de gestão conjunta com as representações do Conselho.

O Ciclo contou com cinco oficinas, ao longo do ano de 2018, para qualificação dos conselheiros e elaboração de instrumentos de gestão do Conselho Consultivo e da UC, através de palestras, exposições dialogadas e trabalhos em grupos, resultando na adequação do atual Regimento Interno, elaboração do Plano de Ação do Conselho e na criação das Câmaras Temáticas (CT) Plano de Manejo e Uso Público.

O Conselho pretende dar andamento no seu Plano de Ação, focando em três temas escolhidos como prioritários até 2020: (I) Plano de Manejo; (II) Uso Público; (III) Comunicação e Educação Ambiental. Para 2019, a CT Plano de Manejo irá desenvolver o Guia do Participante, dando início ao primeiro passo da elaboração do Plano de Manejo do Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange, que deverá ser finalizado até 2020, de acordo com a gestão da Unidade e os interesses do Conselho.

Abaixo as fotos das oficinas.

Oficina 2 - Qualificação do Conselho do PNSHL
Oficina 2 – Ciclo de Oficinas de Qualificação do Conselho Gestor do PNSHL
Oficina 3 - Qualificação do Conselho do PNSHL
Oficina 3 – Ciclo de Oficinas de Qualificação do Conselho Gestor do PNSHL
Oficina 4 - Qualificação do Conselho do PNSHL
Oficina 4 – Ciclo de Oficinas de Qualificação do Conselho Gestor do PNSHL
Oficina 5 - Conselho PNSHL
Oficina 5 – Ciclo de Oficinas de Qualificação do Conselho Gestor do PNSHL

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Biblioteca Olha o Clima, Litoral!

Cartilha “Realidade e desafios da pesca artesanal em Antonina”

Instagram Facebook-f Linkedin Youtube Cartilha “Realidade e desafios da pesca artesanal em Antonina” A Cartilha “Realidade e desafios da pesca artesanal em Antonina” é fruto das informações obtidas ao longo das Oficinas de Diálogo Participativo (reuniões realizadas junto à comunidade pesqueira), que ocorreram no ano de 2023, como parte das atividades do projeto “Olha o

Áreas protegidas

Março foi mês de intercâmbio, workshop e Fórum Florestal

Intercâmbio da Rede Trinacional de Restauração da Mata Atlântica Entre os dias 6 e 8 de março, recebemos membros da Fundación Vida Silvestre da Argentina e uma representante da WeForest para um intercâmbio no âmbito das ações da Rede Trinacional de Restauração da Mata Atlântica. A visita técnica aconteceu nas áreas em processo de restauração realizadas pelo Mater

Rolar para cima