Finalização do projeto GEF Pró-Espécies e produtos desenvolvidos

Compartilhe esse conteúdo

31 de maio de 2020, notícia publicada pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais.

O Mater Natura, em parceria com a Sociedade Chauá, finalizou a consultoria contratada pelo WWF-Brasil para a elaboração da lista das espécies da fauna e flora “CR Lacunas”, a qual subsidiará a delimitação do Território 19 (Paraná/São Paulo) do Programa Nacional de Conservação das Espécies Ameaçadas de Extinção – GEF Pró-Espécies, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). Como marco final do trabalho, os produtos construídos ao longo da consultoria foram apresentados e aprovados por uma equipe de especialistas na Reunião Preparatória para a Elaboração do Plano de Ação Territorial (PAT) Território 19 – Paraná/São Paulo. A reunião ocorreu entre os dias 6 a 9 de abril, por meio de plataforma digital, e contou com a participação dos técnicos Peterson T. Leivas (Mater Natura – Fauna) e André Sampaio (Sociedade Chauá – Flora).

Reunião Preparatória para a Elaboração do Plano de Ação Territorial (PAT) Território 19 – Paraná/São Paulo.

Reunião Preparatória para a Elaboração do Plano de Ação Territorial (PAT) Território 19 – Paraná/São Paulo.

O Território 19 engloba áreas dos Estados do Paraná e de São Paulo, abrangendo 64 municípios, totalizando 2.171.104,98 hectares, porém, para trazer maiores subsídios ainda se considerou um buffer de 50 km no entorno, o que totalizou 330 municípios.

Durante a execução do projeto foram desenvolvidos os seguintes produtos:

1- Elaboração de uma base de dados de espécies de fauna e flora ameaçadas de extinção e com Dados Deficientes (DD) em escala nacional e federal unificada para os Estados do Paraná e São Paulo. A base de dados desse produto finalizou-se com 3.940 espécies da flora e a presença potencial de 2.313 espécies da fauna.

2- Elaboração de base de dados de espécies da fauna e flora ameaçadas de extinção e com Dados Deficientes (DD) com registros de ocorrência potencial no Território 19 (dados filtrados essencialmente por municípios).

3- Elaboração de base de dados de espécies da fauna e flora ameaçadas de extinção e com Dados Deficientes (DD) com pontos de ocorrência georreferenciados no Território 19.

4- Relatório Final com descrição sintetizada de resultados e metodologia.

A base de dados composta foi desenvolvida para ser utilizada dentro do objetivo de se descobrir espécies ameaçadas (em especial Criticamente em Perigo – CR) presentes no Território 19 que possuem risco maiores de extinção por não se localizarem em Unidades de Conservação ou não estarem presentes em Planos de Ações Nacionais de Conservação (PAN).

 

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Nossas ações

1º Encontro de Diálogo de Saberes debate temas ambientais com comunidade de Antonina

O 1º Encontro de Diálogo de Saberes promoveu, no dia 11 de abril, importantes trocas entre a comunidade pesqueira tradicional de Antonina/PR e especialistas da área ambiental. O evento faz parte das ações do projeto “Olha o Clima, Litoral!”, realizado pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais, com apoio da Petrobras por meio do

Biblioteca Olha o Clima, Litoral!

Cartilha “Realidade e desafios da pesca artesanal em Antonina”

Instagram Facebook-f Linkedin Youtube Cartilha “Realidade e desafios da pesca artesanal em Antonina” A Cartilha “Realidade e desafios da pesca artesanal em Antonina” é fruto das informações obtidas ao longo das Oficinas de Diálogo Participativo (reuniões realizadas junto à comunidade pesqueira), que ocorreram no ano de 2023, como parte das atividades do projeto “Olha o

Rolar para cima