Restauração da floresta com araucária no Parque Estadual de Campinhos

Earthwatch Institute
Início: 2008
Término: 2008
Financiador: Earthwatch Institute e Instituto HSBC Solidariedade

 

Restauração da floresta com araucária no Parque Estadual de Campinhos

Participação do Mater Natura no Projeto: Instituição proponente e executora

Financiador: Earthwatch Institute e Instituto HSBC Solidariedade

Parceiros: Instituto Ambiental do Paraná – IAP

Equipe Executora:
Coordenação: Carolina R. Cury Muller
Equipe Técnica: Marcello Brotto, Tatiana Reis

 

Descrição:

O HSBC Climate Partnership é um programa ambiental criado para responder às urgentes ameaças das mudanças climáticas em todo o mundo, que foi desenvolvido por meio de uma parceria global entre o HSBC, Climate Group, Instituto Earthwatch, Instituto Smithsonian de Pesquisa Tropical e o WWF – Fundo Mundial para a Natureza. Com duração de cinco anos (2007-2011), o programa teve ações com foco na redução e prevenção aos efeitos das mudanças climáticas em pessoas, florestas, água e cidades.

O HSBC Climate Partnership contou com ações locais no Paraná através do Mater Natura que coordenou e executou o projeto em parceria com o IAP – Instituto Ambiental do Paraná (gestor do Parque onde são realizadas as atividades).

O Instituto Earthwatch foi o responsável pelo desenvolvimento e implementação do programa no Brasil, e selecionou o Mater Natura como parceiro, face à nossa experiência em projetos nesta área de trabalho e com conservação da natureza.

O Mater Natura desenvolveu ações referentes ao componente do programa denominado Projeto de Voluntariado Local. Com base nos objetivos deste componente foram realizadas mensalmente, de forma voluntária por colaboradores do HSBC de diferentes agências bancárias de Curitiba, atividades de recuperação de áreas degradadas, no Parque Estadual de Campinhos, localizado na Região Metropolitana de Curitiba. Nas atividades em campo, os voluntários atuaram na retirada de espécies exóticas e realizaram plantio e manutenção de mudas de espécies nativas em diversas áreas do Parque, com a finalidade de contribuir para a realização de algumas recomendações previstas no plano de manejo da unidade de conservação e a restauração da biodiversidade local. Além do trabalho prático também fizeram parte das atividades sessões de vídeos, palestras e discussões relacionadas às mudanças climáticas, biodiversidade e atitudes individuais cotidianas.

O principal objetivo da iniciativa foi engajar o colaborador do HSBC na redução dos impactos das mudanças climáticas. Em todo o planeta, calcula-se que, ao longo dos cinco anos do programa, mais de 25.000 colaboradores do HSBC trabalharam como voluntários em inúmeras ações em prol de causas ambientais.

Rolar para cima