Inventário da avifauna e da mastofauna na Reserva Biológica de Bela Vista

Início: Junho 2021
Término: setembro 2022
Financiador: Fundação Parque Tecnológico da Itaipu - FPTI

Participação do Mater Natura no projeto: Instituição selecionada em consulta pública pela FPTI para o desenvolvimento do projeto 

Equipe executora:

Coordenador: Roberto Bóçon

Técnicos: Michel Miretzki, Carlos Brocardo, Renata Gabriela Noguchi, Gledson Bianconi, Paulo Aparecido Pizzi,

 

Descrição e metodologia:

Por meio de atividades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, a Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI) está realizando um conjunto de levantamentos e análises de dados da fauna e da flora do Refúgio Biológico Bela Vista (RBV), com o objetivo de estabelecer índices de diversidade e análises de Ecologia da Paisagem, fornecendo subsídios para definição de estratégias voltadas para a conservação da biodiversidade.

Uma das estratégias da FPTI para atingir este objetivo foi a contratação do Mater Natura, efetuada por meio de licitação, para a realização de projeto visando o inventário da avifauna e da mastofauna na área do RBV, gerenciado pela Itaipu. O projeto será desenvolvido durante quatorze meses. O projeto iniciou suas atividades em agosto de 2021 por meio de visita técnica ao Refúgio Biológico Bela Vista, Itaipu Binacional. A visita técnica foi acompanhada por representantes do PTI e da Itaipu, quando foram discutidos ajustes metodológicos, reconhecimento de campo para implantação das áreas amostrais e definição do cronograma de atividades.

Foram definidos 4 ambientes principais para as amostragens quantitativas, Floresta Secundária, Floresta Pioneira Aluvial, Regeneração e Reflorestamento. As amostragens qualitativas abrangem todos os possíveis ambientes existentes nos domínios do refúgio.

 

Os trabalhos referentes a ornitologia estão sendo desenvolvidos por meio de duas metodologias distintas, a busca ativa por meio de caminhamentos em toda a área do refúgio e pelo método de pontos de contagem.  Já a metodologia adotada para a mastozoologia é de busca ativa, por meio de caminhamento e pelo uso de armadilhas fotográficas para mamíferos de médio e grande porte. Outro método empregado é a captura por meio de armadilhas sherman para mamíferos de pequeno porte além de captura de morcegos por meio de redes de neblina.

As campanhas de coleta de dados em campo iniciaram em agosto de 2021, cada campanha está sendo executada por um período de 5 a 7 dias de coleta de dados em campo, obedecendo a sazonalidade. As campanhas de ornitologia e mastozoologia são executadas em datas distintas dentro do mesmo período sazonal.

Até o momento, foram executadas três campanhas, nos meses de agosto e novembro de 2021 e janeiro de 2022. Como resultado parcial foram levantadas 191 espécies de aves e 28 espécies de mamíferos, com destaque para a presença de Puma concolor (onça-parda).

 

  

 

 

 

.

  

 

Rolar para cima