Participação do Mater Natura no projeto: Instituição Executora de Projeto da RMA
Financiador: Fundação Hempel (Dinamarca)
Parceiros: Fundação SOS Mata Atlântica, Apremavi – Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida, Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) e Instituto Mira-Serra.
Coordenação geral: Paulo Pizzi
Equipe Executora: Clovis Ricardo S. Borges (SPVS), Luiz Arthur Klas Gineste da ConceiçãoArthur (CEDEA), Miriam Prochnow (APREMAVI), Lisiane Becker (Instituto Mira-Serra), representantes da sociedade civil da região sul do Brasil no CONAMA.
Descrição e metodologia:
Este projeto se insere em um amplo contexto: em 2023 a Fundação SOS Mata Atlântica obteve a aprovação do Projeto “Fortalecimento Institucional da RMA”, junto à Fundação Hempel, da Dinamarca, com a meta de fortalecer coletivos da Mata Atlântica visando a execução de três projetos colaborativos a serem executados em cada região geográfica do bioma (Regiões Nordeste, Sudeste e Sul do Brasil) em que a Rede das Organizações Não-Governamentais da Mata Atlântica (RMA) atua.
Na primeira etapa deste projeto foram realizados, no segundo semestre de 2023, três Encontros regionais (Nordeste, Sudeste e Sul) em que se reuniram organizações da sociedade civil (OSC) filiadas da RMA para a construção de planos colaborativos para projetos de advocacy ou conservação nos níveis regional e local.
O projeto elaborado no encontro da Região Sul, denominado “Cuidando da Mata Atlântica – Articulação Regional Sul da RMA”, tem por objetivo contribuir com a conservação e restauração da Mata Atlântica através da articulação das organizações da RMA, na defesa do arcabouço legal que protege o bioma na Região Sul do país e o estímulo à criação e implantação de unidades de conservação.
A gestão coordenada do projeto da RMA na Região Sul ficou a cargo do Mater Natura, que vai orientar a execução de uma série de atividades ao longo de um ano, juntamente com outras instituições da RMA, especialmente a SPVS – Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental, a APREMAVI – Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida, e o Instituto Mira-Serra.
Cada organização diretamente envolvida será responsável por coordenar a execução de um conjunto de ações, que deverão ser realizadas de forma inclusiva, chamando todas as ONGs filiadas à RMA na Região Sul a participar.