Conscientização de produtores de tabaco sobre a regularização do manejo de bracatinga

Financiador: Japan Tobacco International (JTI)
Início:
Término:
Financiador: Japan Tobacco International - JTI

 

Conscientização de produtores de tabaco sobre a regularização do manejo de bracatinga

 

Participação do Mater Natura no Projeto: Instituição proponente e executora

Financiador: Japan Tobacco International – JTI

Equipe Executora:
Coordenação: Pollyana Born
Técnico: Flávio Bonilauri

 

Descrição

A bracatinga é uma árvore nativa da Floresta com Araucária, muito utilizada por agricultores familiares como lenha. E é um bom exemplo do quanto os agricultores precisam se ajustar a legislação: apesar de ter sido tradicionalmente manejada desde a colonização do sul do Brasil, hoje em dia há situações em que os agricultores necessitam de autorização dos órgãos ambientais para sua exploração.

Como para os pequenos produtores rurais esse procedimento pode ser confuso e burocrático, este projeto buscou informá-los sobre como legalizar o uso da lenha nativa, contribuindo para a conservação da espécie e da floresta, além de promover a adesão destes ao Cadastro Ambiental Rural (CAR), do Ministério do Meio Ambiente.

Assim, foi produzida uma cartilha voltada aos produtores de tabaco da JTI e realizadas oficinas participativas em onze municípios de Santa Catarina e cinco do Paraná, que enfatizaram os passos para a regularização do uso de lenha nativa para o uso nas estufas de tabaco.[/vc_column_text][vc_wp_text]Clique na imagem e veja o conteúdo da cartilha produzida pelo projeto:

Cartilha “Regularização e uso da Bracatinga na sua propriedade”

Capa da cartilha produzida pelo projeto

Rolar para cima