Mater Natura participa de encontro das unidades regionais do Pacto Mata Atlântica

Compartilhe esse conteúdo

O Pacto pela Restauração da Mata Atlântica (PACTO) é um movimento multisetorial que tem a meta de viabilizar a restauração de 15 milhões de hectares até 2050. Em seu sistema de governança, o Pacto tem um Conselho de Coordenação, eleito pelos seus membros signatários, um coordenador geral e um vice-coordenador, eleitos pelo Conselho de Coordenação, além de uma Secretaria Executiva. 

Buscando trabalhar em todas as esferas da cadeia da restauração, o Pacto tem as unidades regionais (UR) (Figura 1), que atuam auxiliando na identificação dos cenários e dos atores locais, bem como na identificação das lacunas de informações e dos elos dessa cadeia. Além de participar do Conselho de Coordenação do Pacto desde 2009, o Mater Natura também é a UR no Paraná.

Figura 1. Unidades Regionais representantes do Pacto nos seus respectivos estados.

Entre os dias 17 e 21 de outubro de 2022, o Pacto promoveu o Encontro das Unidades Regionais, no estado do Rio de Janeiro (RJ). A semana foi marcada pelo encontro presencial de representantes de 15 instituições, após um período de reuniões somente online devido a pandemia ocasionada pelo Covid-19.

O evento teve como base a Reserva Ecológica de Guapiaçu (REGUA), localizada em Cachoeiras do Macacu-RJ. A semana foi recheada de atividades, entre elas visitas de campo. Os representantes puderam apresentar os trabalhos que vem desenvolvendo, compartilhar experiências, visitar áreas em processos de restauração ecológica, visitar áreas com processos experimentais e conhecer o trabalho de proteção da Associação Mico-Leão-Dourado (AMLD), com avistamento da espécie de primata que foi quase extinta na década de 1970. O mico-leão-dourado só pode ser encontrado em seu habitat natural na mata atlântica do Rio de Janeiro.

Além dessas atividades, ocorreu também um alinhamento sobre as ações que vem sendo desenvolvidas pelo movimento. “Além de inspirador, o encontro foi essencial para mostrar as diferentes ações em prol da restauração ecológica do bioma Mata Atlântica que vem sendo desenvolvido pelas instituições de nordeste a sul do país ao longo da década da restauração”, avalia Ana Paula Silva, representante do Mater Natura no encontro.

Representantes das 15 URs presentes no encontro

Acompanhe os trabalhos das unidades regionais do Pacto, por meio das redes sociais. Seguem os perfis no Instagram:

Confira mais fotos do encontro:

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Institucional

Parceria com a loja GRAMA gera doações para o Mater Natura em novembro

Durante todo o mês de novembro, 1% de todas as vendas realizadas pela marca de roupas e acessórios GRAMA será doado ao Mater Natura. A GRAMA busca produzir peças de forma sustentável pela escolha de matérias primas e modos de produção.  A loja está com liquidação com descontos de até 50% e descontos progressivos adicionais – duas peças com 15%

Rolar para cima