Mater Natura é eleito para nova gestão do Conselho de coordenação do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica

Compartilhe esse conteúdo

O Pacto pela Restauração da Mata Atlântica é um movimento que iniciou suas atividades em abril de 2009, na ocasião, representantes de instituições de diferentes esferas se reuniram para formar um movimento comprometido com as pautas relacionadas à restauração de ecossistemas.

O Pacto atua como catalisador de ações para restauração florestal nos 17 estados que abrigam o bioma a Mata Atlântica, tendo sua estratégia definida pelo Conselho de Coordenação, segundo as prioridades de cada período. Atualmente, o movimento prioriza a atuação em três linhas principais: Territórios Certificados, Comunicação e Capacitação e Monitoramento Multidimensional.

Unidades Regionais representantes do Pacto nos seus respectivos estados

A cada dois anos, o conselho de coordenação passa por uma nova eleição, neste ano de 2023, aconteceu a votação para o período 2023-2024 e nossa instituição foi eleita mais uma vez, sendo que o Mater Natura participa do Conselho desde a formação do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, em 2009. A função do conselho de coordenação é de estabelecer normas, regras, princípios e políticas para a gestão e operacionalização do movimento, sendo composto de forma proporcional entre os diversos setores que o integram – empresas, governo, centros de pesquisa, associações não-governamentais e associações e colegiados.

Além do conselho de coordenação, a estrutura do Pacto é formada por um coordenador nacional, vice-coordenador, secretaria executiva, unidades regionais (UR) e grupos de trabalho. O Mater Natura também é a UR do Pacto no Paraná.

Há 13 anos o Mater Natura iniciou os trabalhos de restauração ecológica em suas linhas de atuação, com dois projetos concluídos com o apoio financeiro via editais do BNDES. Atualmente, temos trabalhos em execução apoiados pelo Funbio / MMA / Cooperação Alemã, o WWF-Brasil e a Petrobras Socioambiental, visando a restauração ecológica na região do lagamar paranaense e na bacia do Alto Paraná. Nos próximos meses vamos iniciar projeto aprovado em edital da Cargill visando atuar na restauração ecológica em Unidades de Conservação do relicto do Cerrado paranaense.

A instituição agradece os votos de confiança e seguirá a linha de contribuição para as ações do Pacto e cumprimento de suas metas.

Participantes de reunião virtual do Fórum Florestal PR e SC realizada em 11/08/2022Composição do Conselho de Coordenação do Pacto eleitos para a gestão 2023-2024

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Áreas protegidas

Março foi mês de intercâmbio, workshop e Fórum Florestal

Intercâmbio da Rede Trinacional de Restauração da Mata Atlântica Entre os dias 6 e 8 de março, recebemos membros da Fundación Vida Silvestre da Argentina e uma representante da WeForest para um intercâmbio no âmbito das ações da Rede Trinacional de Restauração da Mata Atlântica. A visita técnica aconteceu nas áreas em processo de restauração realizadas

Áreas protegidas

Confira as novidades de março de 2024 dos projetos do Mater Natura

Gestão de projetos de estudos do Patrimônio Espeleológico no Paraná Em 25 de março de 2021, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), por intermédio do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (CECAV), firmaram com a empresa Margem Companhia de Mineração (Supremo Cecil Cimentos) o Termo de Compromisso de Compensação Espeleológica

Rolar para cima