Mater Natura é eleito para nova gestão do Conselho de coordenação do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica

Compartilhe esse conteúdo

O Pacto pela Restauração da Mata Atlântica é um movimento que iniciou suas atividades em abril de 2009, na ocasião, representantes de instituições de diferentes esferas se reuniram para formar um movimento comprometido com as pautas relacionadas à restauração de ecossistemas.

O Pacto atua como catalisador de ações para restauração florestal nos 17 estados que abrigam o bioma a Mata Atlântica, tendo sua estratégia definida pelo Conselho de Coordenação, segundo as prioridades de cada período. Atualmente, o movimento prioriza a atuação em três linhas principais: Territórios Certificados, Comunicação e Capacitação e Monitoramento Multidimensional.

Unidades Regionais representantes do Pacto nos seus respectivos estados

A cada dois anos, o conselho de coordenação passa por uma nova eleição, neste ano de 2023, aconteceu a votação para o período 2023-2024 e nossa instituição foi eleita mais uma vez, sendo que o Mater Natura participa do Conselho desde a formação do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, em 2009. A função do conselho de coordenação é de estabelecer normas, regras, princípios e políticas para a gestão e operacionalização do movimento, sendo composto de forma proporcional entre os diversos setores que o integram – empresas, governo, centros de pesquisa, associações não-governamentais e associações e colegiados.

Além do conselho de coordenação, a estrutura do Pacto é formada por um coordenador nacional, vice-coordenador, secretaria executiva, unidades regionais (UR) e grupos de trabalho. O Mater Natura também é a UR do Pacto no Paraná.

Há 13 anos o Mater Natura iniciou os trabalhos de restauração ecológica em suas linhas de atuação, com dois projetos concluídos com o apoio financeiro via editais do BNDES. Atualmente, temos trabalhos em execução apoiados pelo Funbio / MMA / Cooperação Alemã, o WWF-Brasil e a Petrobras Socioambiental, visando a restauração ecológica na região do lagamar paranaense e na bacia do Alto Paraná. Nos próximos meses vamos iniciar projeto aprovado em edital da Cargill visando atuar na restauração ecológica em Unidades de Conservação do relicto do Cerrado paranaense.

A instituição agradece os votos de confiança e seguirá a linha de contribuição para as ações do Pacto e cumprimento de suas metas.

Participantes de reunião virtual do Fórum Florestal PR e SC realizada em 11/08/2022Composição do Conselho de Coordenação do Pacto eleitos para a gestão 2023-2024

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Biblioteca Olha o Clima, Litoral!

Mudança climática: projeções e recomendações para o Litoral do Paraná – Estudos de elevação do nível do mar e quantificação de estoques de carbono azul

O relatório Estudos de elevação do nível do mar e quantificação de estoques de carbono azul é o primeiro de uma série de publicações intitulada Mudança climática: projeções e recomendações para o Litoral do Paraná, que serão concluídas até o final do ano pelo projeto “Olha o Clima, Litoral!”, realizado pelo Mater Natura – Instituto

Nossas ações

2º Encontro Diálogo dos Saberes abordou temas como mudança climática e impactos na pesca

No último sábado (29/07), o projeto “Olha o Clima, Litoral!” realizou o 2º Encontro de Diálogo de Saberes, em conjunto com a Festa do(a) Pescador(a) em Antonina/PR, na Praia da Ponta da Pita. A ação buscou se aproximar da população local, especialmente pescadores e pescadoras tradicionais, para promover trocas com especialistas ambientais sobre temas como

Rolar para cima