Fomos uma das organizações destacadas como protagonistas no enfrentamento à crise climática por meio da restauração da Mata Atlântica, no artigo de opinião “Trio de Ataque”, publicado dia 1º de julho de 2025 na Central da COP.
Escrito por Thamara de Almeida, Carolina Schäffer e Miriam Prochnow, representantes da Apremavi, o artigo reconhece a atuação de três organizações brasileiras como referência em restauração ecológica: Mater Natura (PR), SPVS (PR) e Instituto ÇaraKura (SC). O texto compara a ação dessas instituições à estratégia de um time de futebol, destacando que na “partida” contra a crise climática, a ciência veste a camisa 10 – e o Mater Natura entra em campo com um histórico de décadas dedicadas à pesquisa e à conservação.
Entre os destaques da participação do instituto, o artigo menciona o papel do Mater Natura na condução de estudos científicos sobre ecossistemas da Mata Atlântica, na criação e estruturação de RPPNs (Reservas Particulares do Patrimônio Natural), e na descoberta de 26 novas espécies da fauna brasileira, incluindo o emblemático bicudinho-do-brejo (Formicivora acutirostris), ave ameaçada de extinção e endêmica do litoral sul do Brasil.
Também foi reconhecida a contribuição do instituto na atualização de listas estaduais de espécies ameaçadas, no desenvolvimento de estratégias de conservação baseadas em bioindicadores e em fitofisionomias pouco conhecidas, reforçando o uso da ciência como ferramenta essencial para planejar e orientar ações de restauração.
O Mater Natura se orgulha de fazer parte deste “trio de ataque” pela proteção à natureza e agradece o reconhecimento público da sua trajetória. Seguiremos trabalhando, com base científica e compromisso socioambiental, por paisagens mais resilientes, biodiversas e justas.
Confira o texto publicado na Central da COP na íntegra: https://centraldacop.oc.eco.br/trio-de-ataqe/