Fundo Nacional do Meio Ambiente – FNMA

Compartilhe esse conteúdo

Sobre o parceiro (financiador) – O Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA), órgão do Ministério do Meio Ambiente (MMA), foi criado pela Lei nº 7.797, de 10/7/1989, com o objetivo de contribuir como agente financiador para a implementação da Política Nacional do Meio Ambiente – PNMA, por meio da participação da sociedade. O FNMA efetua parcerias com instituições públicas e privadas que apresentam e desenvolvam projetos que priorizem o uso racional e sustentável dos recursos naturais e a manutenção, melhoria ou recuperação da qualidade ambiental.

Sobre a parceria – O FNMA apoiou o desenvolvimento de vários projetos do Mater Natura, quer tendo nosso Instituto como proponente ou como parceiro de outras instituições executoras. A seguir a relação destes projetos:
• “Jovem, mostre a sua cara!” – projeto executado pelo Mater Natura na Ilha do Mel (Paranaguá/PR), entre dezembro de 2004 e junho de 2008.
• Tecendo Redes de Educação Ambiental na Região Sul – REASul – o projeto foi coordenado pela UNIVALI – Universidade do Vale do Itajaí (julho de 2002 a março de 2004), sendo o Mater Natura um dos co-executores e o responsável pelo desenvolvimento de seus objetivos no estado do Paraná.
• Revisão do Plano de Manejo do Parque Estadual de Vila Rica, Fênix-PR – este projeto do Mater Natura foi selecionado no âmbito de edital do FNMA, e desenvolvido de junho de 2002 a janeiro de 2004. Esta Unidade de Conservação foi criada em 1955 para preservar um dos únicos remanescentes da Floresta Estacional Semidecidual no Paraná, sendo que seu plano de manejo inicial foi elaborado em 1987 sendo, portanto, totalmente refeito pela equipe do Mater Natura.
• Rede Semente Sul – projeto coordenado pela UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina (novembro de 2001 a março de 2005), sendo o Mater Natura um dos parceiros formais e o responsável pelo desenvolvimento de seus objetivos na região metropolitana de Curitiba.
• Distribuição, biologia e conservação do bicudinho-do-brejo (Stymphalornis acutirostris): uma ave recentemente descoberta para a ciência – este projeto foi elaborado e executado em conjunto pelas ONGs Liga Ambiental e Mater Natura, entre novembro de 1998 e abril de 2000.
• Inventário etnobotânico da APA de Guaraqueçaba-PR: populações tradicionais adjacentes ao Parque Nacional de Superagüi – o Mater Natura executou este projeto entre setembro de 1997 a setembro de 1998.
• Hidrelétricas, Meio Ambiente e Desenvolvimento – projeto executado pelo Mater Natura em 1996, que resultou na publicação de um livro sobre o tema.
• Observações ecológicas em cavernas da Região Metropolitana de Curitiba: análise do sistema cárstico – o Mater Natura foi proponente deste projeto, desenvolvido entre março de 1996 a março de 1997.
• Rede Verde: Educação Ambiental Radiofônica – o Mater Natura obteve o apoio do FNMA para este projeto, no período de março de 1996 a março de 1997.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Nossas ações

Participe do Mutirão de remoção de braquiárias-d’água em Antonina!

O projeto “Olha o Clima, Litora!” promove, no dia 11/05, a partir das 8h30, o Mutirão de remoção de braquiárias-d’água, em Antonina, no Litoral do Paraná. As braquiárias-d’água são capins exóticos invasores (não nativos da região) que ameaçam seriamente a biodiversidade local, transformando em “desertos verdes” as áreas onde se espalham, por dificultarem a sobrevivência

Nossas ações

1º Encontro de Diálogo de Saberes debate temas ambientais com comunidade de Antonina

O 1º Encontro de Diálogo de Saberes promoveu, no dia 11 de abril, importantes trocas entre a comunidade pesqueira tradicional de Antonina/PR e especialistas da área ambiental. O evento faz parte das ações do projeto “Olha o Clima, Litoral!”, realizado pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais, com apoio da Petrobras por meio do

Rolar para cima