O programa “Assembleia Entrevista”, da TV Assembleia do Paraná, entrevistou o engenheiro florestal e consultor ambiental do Mater Natura, César Tavares, sobre as mudanças climáticas nas últimas décadas. Os resultados do projeto “Olha o Clima, Litoral!”, realizado no Paraná pelo Mater Natura em parceria com a Petrobras, pelo Programa Petrobras Socioambiental, também foram tema da conversa.
Mudança climática em pauta no programa “Assembleia Entrevista”, da TV Assembleia do Paraná
Além dos impactos que vêm acontecendo cada vez mais, César explicou o que é resiliência climática e de que formas podemos buscar nos adaptar aos efeitos destas transformações. “É muito importante elaborarmos planos relacionados ao ordenamento e à gestão do nosso território e falarmos em áreas e comunidades prioritárias para nos prepararmos para as mudanças climáticas. O Plano Diretor Municipal, por exemplo, deve trazer diretrizes sobre o tema”, disse.
A gestão do risco climático é um ponto importante, segundo o especialista. “Trabalhamos muito com a gestão do desastre, mas é importante nos anteciparmos, fazer a gestão dos riscos, diminuir a sensibilidade, as vulnerabilidades e aumentar a resiliência climática”, destacou.
Os manguezais, ecossistemas fundamentais para a manutenção da biodiversidade, foram citados também na entrevista. Esses ambientes costeiros funcionam como barreiras naturais contra eventos climáticos extremos e o aumento do nível do mar, além de serem berçários e refúgios para inúmeras espécies. São fundamentais para a mitigação da mudança climática, por terem alta performance na absorção de carbono da atmosfera.
A respeito do projeto “Olha o Clima, Litoral!“, César contou que, devido à complexidade do tema das mudanças climáticas, o projeto atua em cinco frentes: restauração ecológica, ações socioambientais, articulação territorial, adaptação à mudança climática e comunicação e mobilização social. O projeto tem foco especial na restauração e conservação de manguezais e ambientes associados no Litoral do Paraná.
A entrevista está disponível no canal da Assembleia Legislativa do Paraná no YouTube. Confira abaixo: