Entre os dias 08 e 11 de abril, estivemos presentes no Encontro Nacional do Diálogo Florestal 2025, realizado em Alter do Chão (PA). Com o tema central da biodiversidade, o evento promoveu o intercâmbio de conhecimentos e experiências, destacando os novos desafios e oportunidades para a conservação no Brasil.
Representando o Fórum Florestal Paraná e Santa Catarina (FFPRSC) – cuja sede institucional é o Mater Natura –, a associada e secretária executiva do fórum, Renata Garrett Padilha, apresentou as principais ações desenvolvidas regionalmente ao longo de 2024.

Renata Garrett Padilha apresentou as principais ações desenvolvidas pelo Fórum Florestal Paraná e Santa Catarina em 2024
Além da realização de painéis e oficinas, o encontro celebrou os 20 anos do Diálogo Florestal, iniciativa que reúne, desde 2005, organizações da sociedade civil, empresas, comunidades tradicionais, povos indígenas, instituições de ensino e pesquisa em torno do objetivo comum da construção de soluções coletivas para o uso e conservação de paisagens sustentáveis.

Grupos de discussão dos participantes durante a programação do encontro – Foto: Divulgação Diálogo Florestal
A biodiversidade assumiu um papel ainda mais estratégico para a rede com o lançamento do Plano Estratégico 2023–2027, alinhado às metas do Marco Global da Biodiversidade, aprovado na COP 15 e com horizonte até 2050 (conheça as metas aqui). Também foi debatida a Estratégia e Plano de Ação Nacionais para a Biodiversidade (EPANB), com lançamento previsto para 2025, e seu potencial impacto nas ações dos Fóruns Regionais.

Abertura do evento com fala de Margarida Ribeiro da Silva, liderança extrativista do Pará e membro do Fórum Florestal da Amazônia – Foto: Divulgação Diálogo Florestal
A abertura do evento foi marcada pela fala inspiradora de Margarida Ribeiro da Silva, liderança extrativista do Pará e membro do Fórum Florestal da Amazônia. Conhecida como Margarida Extrativista, ela é uma das responsáveis pelo primeiro plano de manejo comunitário da RESEX Verde para Sempre e ressaltou a importância do protagonismo das comunidades tradicionais na conservação da floresta e na luta pela terra.

Registro dos participantes do evento – Foto: Divulgação Diálogo Florestal
Atuação do Fórum Florestal Paraná e Santa Catarina em 2024
O FFPRSC teve um ano de intensa atividade em 2024. A primeira reunião anual, realizada em março, incluiu uma retrospectiva de 2023 e a primeira oficina para elaboração Estratégia de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), com foco na baixa eficiência de repasse de recursos para conservação e restauração da Mata Atlântica. Ao longo do ano, foram realizadas mais de sete oficinas virtuais para a construção da Estratégia de Advocacy em PSA, liderada por Renato Morgado.
Entre maio e outubro, o fórum aprofundou debates sobre iniciativas ligadas ao PSA, como os projetos da Bacia do Rio Miringuava, Unidades de Conservação, Recursos Hídricos, e o programa Produtor de Águas do Rio Camboriú, em SC. Em parceria com a Coalizão Clima, Floresta e Agricultura, foi realizada, em outubro, a primeira oficina para a criação do Observatório de PSA, com lançamento previsto durante a COP-30 – Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025.
A segunda reunião anual consolidou o planejamento de 2025 e pactuou a Estratégia de Advocacy em PSA, que passa a orientar as ações futuras do fórum.

Slide da apresentação sobre as atividades do FFPRSC realizada durante o encontro
A visão do FFPRSC para 2030 é tornar o PSA um instrumento efetivo de conservação das florestas, biodiversidade e recursos hídricos no PR e SC, com governança participativa, escala de aplicação e engajamento de proprietários rurais.

Slide da apresentação sobre as atividades do FFPRSC realizada durante o encontro
Os próximos passos incluem a aplicação da Estratégia de Advocacy em PSA, a participação no Observatório de PSA (OPSA) e a definição de escopo, abrangência e temas prioritários.
Confira mais fotos do encontro:














