Encontro Nacional do Diálogo Florestal 2025 teve biodiversidade como tema central

Compartilhe esse conteúdo

Entre os dias 08 e 11 de abril, estivemos presentes no Encontro Nacional do Diálogo Florestal 2025, realizado em Alter do Chão (PA). Com o tema central da biodiversidade, o evento promoveu o intercâmbio de conhecimentos e experiências, destacando os novos desafios e oportunidades para a conservação no Brasil.

Representando o Fórum Florestal Paraná e Santa Catarina (FFPRSC) – cuja sede institucional é o Mater Natura –, a associada e secretária executiva do fórum, Renata Garrett Padilha, apresentou as principais ações desenvolvidas regionalmente ao longo de 2024.

Renata Garrett Padilha apresentou as principais ações desenvolvidas pelo Fórum Florestal Paraná e Santa Catarina em 2024

Além da realização de painéis e oficinas, o encontro celebrou os 20 anos do Diálogo Florestal, iniciativa que reúne, desde 2005, organizações da sociedade civil, empresas, comunidades tradicionais, povos indígenas, instituições de ensino e pesquisa em torno do objetivo comum da construção de soluções coletivas para o uso e conservação de paisagens sustentáveis.

Grupos de discussão dos participantes durante a programação do encontro – Foto: Divulgação Diálogo Florestal

A biodiversidade assumiu um papel ainda mais estratégico para a rede com o lançamento do Plano Estratégico 2023–2027, alinhado às metas do Marco Global da Biodiversidade, aprovado na COP 15 e com horizonte até 2050 (conheça as metas aqui). Também foi debatida a Estratégia e Plano de Ação Nacionais para a Biodiversidade (EPANB), com lançamento previsto para 2025, e seu potencial impacto nas ações dos Fóruns Regionais.

Abertura do evento com fala de Margarida Ribeiro da Silva, liderança extrativista do Pará e membro do Fórum Florestal da Amazônia Foto: Divulgação Diálogo Florestal

A abertura do evento foi marcada pela fala inspiradora de Margarida Ribeiro da Silva, liderança extrativista do Pará e membro do Fórum Florestal da Amazônia. Conhecida como Margarida Extrativista, ela é uma das responsáveis pelo primeiro plano de manejo comunitário da RESEX Verde para Sempre e ressaltou a importância do protagonismo das comunidades tradicionais na conservação da floresta e na luta pela terra.

Registro dos participantes do evento – Foto: Divulgação Diálogo Florestal

Atuação do Fórum Florestal Paraná e Santa Catarina em 2024

O FFPRSC teve um ano de intensa atividade em 2024. A primeira reunião anual, realizada em março, incluiu uma retrospectiva de 2023 e a primeira oficina para elaboração Estratégia de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), com foco na baixa eficiência de repasse de recursos para conservação e restauração da Mata Atlântica. Ao longo do ano, foram realizadas mais de sete oficinas virtuais para a construção da Estratégia de Advocacy em PSA, liderada por Renato Morgado. 

Entre maio e outubro, o fórum aprofundou debates sobre iniciativas ligadas ao PSA, como os projetos da Bacia do Rio Miringuava, Unidades de Conservação, Recursos Hídricos, e o programa Produtor de Águas do Rio Camboriú, em SC. Em parceria com a Coalizão Clima, Floresta e Agricultura, foi realizada, em outubro, a primeira oficina para a criação do Observatório de PSA, com lançamento previsto durante a COP-30 – Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025.

A segunda reunião anual consolidou o planejamento de 2025 e pactuou a Estratégia de Advocacy em PSA, que passa a orientar as ações futuras do fórum.

Slide da apresentação sobre as atividades do FFPRSC realizada durante o encontro

A visão do FFPRSC para 2030 é tornar o PSA um instrumento efetivo de conservação das florestas, biodiversidade e recursos hídricos no PR e SC, com governança participativa, escala de aplicação e engajamento de proprietários rurais.

Slide da apresentação sobre as atividades do FFPRSC realizada durante o encontro

Os próximos passos incluem a aplicação da Estratégia de Advocacy em PSA, a participação no Observatório de PSA (OPSA) e a definição de escopo, abrangência e temas prioritários. 

Confira mais fotos do encontro:

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Notícias

Projeto Paisagens Conversas avança em ações para restauração em SC

No dia 29 de abril a equipe do projeto “Paisagens Conversas: Restauração Ecológica na Mata Atlântica” se reuniu com o secretário de agricultura de Doutor Pedrinho/SC, moradores de entorno da Reserva Biológica Estadual do Sassafrás e representantes desta UC para apresentação dos resultados da Meta I (Diagnóstico socioambiental) e divulgação das ações planejadas para a

Notícias

Eventos e articulações para fortalecer políticas públicas e a educação ambiental

Pint of Science 2025: ciência e conservação dos oceanos em Pontal do Paraná No próximo dia 21 de maio, participaremos da primeira edição do Pint of Science em Pontal do Paraná, na programação do maior festival de divulgação científica do mundo. O evento acontecerá no bar Cordeiro na Lata, a partir das 19h, e reunirá

Rolar para cima