Curso de Capacitação em Gestão Participativa reúne atores estratégicos do território da APA de Guaratuba

Compartilhe esse conteúdo

Nos dias 30 de junho e 1º de julho de 2025, o projeto Diálogo UC: Fortalecimento da Gestão Participativa das Unidades de Conservação do Território da APA de Guaratuba realizou o Curso de Capacitação em Gestão Participativa, no Mata Atlântica Park Hotel, reunindo representantes de conselhos gestores, comunidades tradicionais, órgãos públicos e demais atores envolvidos na conservação das Unidades de Conservação (UCs) do Território da APA de Guaratuba.

A atividade marcou o início do processo formativo do projeto, que é executado pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais com financiamento do Programa de Conservação da Biodiversidade do Litoral do Paraná (TAJ Litoral do Paraná). O curso teve como objetivo fortalecer a atuação das lideranças locais e ampliar a compreensão sobre ferramentas de participação social, incentivando processos mais participativos e o protagonismo de conselheiros e representantes da sociedade civil nas tomadas de decisão relativas à gestão das Unidades de Conservação (UCs).

Durante os dois dias de programação, os participantes vivenciaram momentos de formação teórica e prática, com atividades que abordaram temas como comunicação não-violenta, papel dos conselhos gestores, casos de sucesso em participação social relacionados a UCs, ferramentas participativas e a elaboração dos planos de intervenção. Além disso, houve diversos momentos de confraternização, reforçando os vínculos entre os diferentes atores do território.

Os participantes foram indicados por seu engajamento e potencial para atuar como multiplicadores dos conhecimentos adquiridos. A formação visa subsidiar a construção de Planos de Intervenção, Monitoramento e Avaliação, que tiveram a elaboração iniciada para cada uma das seis UCs atendidas pelo projeto e para uma comunidade local (Mundo Novo do Saquarema), considerando os desafios e prioridades identificados nos diagnósticos participativos já realizados.

O projeto Diálogo UC tem como premissa a promoção de uma educação ambiental crítica e transformadora, contribuindo para fortalecer a governança territorial, estimular o senso de pertencimento às UCs e fomentar a corresponsabilidade pela conservação da biodiversidade da Mata Atlântica no litoral paranaense.

Após a capacitação, se inicia a etapa de execução prática dos Planos de Intervenção, com recursos destinados para ações específicas nos territórios. Está previsto também um evento final de socialização e avaliação para março de 2026.

O projeto Diálogo UC é financiado pelo Programa Biodiversidade Litoral do Paraná com recursos do Termo de Acordo Judicial celebrado entre o Ministério Público Federal, Ministério Público do Estado do Paraná e a Petrobras, sob interveniência do Fundo Brasileiro para Biodiversidade (FUNBIO) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade(ICMBio), no âmbito do processo de Cumprimento de Sentença no 5001337- 92.2012.4.04.7008, provenientes das Ações Civis Públicas 0000041-91.2010.404.7008 (PR) e no 200270080002601, movidas pelo IAP – Instituto Ambiental do Paraná e pelo MPPR e MPF, respectivamente, em face de Petróleo Brasileiro S/A – Petrobras.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Rolar para cima