Pacto Mata Atlântica celebra 10 anos com meta de restaurar 2 milhões de hectares, até 2025

Compartilhe esse conteúdo

16 de dezembro de 2019, notícia publicada pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais.

Movimento completa 10 anos e quer dobrar área recuperada no bioma para ajudar o Brasil a alcançar metas do Acordo de Paris, durante a Década da Restauração

No dia 06 de dezembro, a técnica Ana Paula Silva, representou o Mater Natura no evento de comemoração dos 10 anos de lançamento do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica. Composto por ONGs, institutos de pesquisa, empresas, órgãos públicos e proprietários de terra, o Pacto é o maior esforço coletivo para restauração de um bioma na América Latina. Para alcançar suas metas, no entanto, precisará contar com a participação dos mais de 140 milhões de brasileiros que vivem na área original da floresta atlântica.

O encontro, realizado em Belo Horizonte (MG), foi dividido em dois momentos. No período da manhã os integrantes do Conselho de Coordenação e das Unidades Regionais (URs) se reuniram para discutir ações previstas para o próximo ano, enquanto a tarde ocorreu uma cerimônia que envolveu apresentações em mesas redondas sobre os trabalhos que o Pacto vem desenvolvendo, sendo que a Ana Paula participou da mesa redonda das URs, juntamente com Ana Paula Balderi, da Copaíba, e Daniel Venturi da WWF-Brasil (figura 1). Esta mesa redonda foi para falar sobre o fomento que estas instituições receberam por meio de uma campanha articulada pelo Pacto, a Campanha de Alavancagem da Ecosia. Ecosia é uma ferramenta de busca que apoia o plantio de árvores em vários países.

Ana Paula Silva (no centro) durante mesa redonda sobre o fomento a projetos de restauração ecológica.
Ana Paula Silva (com o microfone) durante mesa redonda sobre o fomento a projetos de restauração ecológica em Unidades Regionais.

Daniel Venturi (WWF-Brasil) mencionou o apoio da WWF a meta de restauração do Pacto. O objetivo de longo prazo do Pacto é restaurar 15 milhões de hectares de mata nativa até 2050, recuperando áreas identificadas como degradadas ou com baixa aptidão para agropecuária. O primeiro 1 milhão de hectares restaurados deverá ser alcançado ainda em 2020.

Durante a cerimônia de comemoração foi lançado o desafio de promover a recomposição de mais 1 milhão de hectares de mata nativa até 2025. O Mater Natura, além de compor o Conselho do Pacto é também a UR no Paraná e busca contribuir com este desafio por meio da execução de projetos e de atividades de políticas públicas na cadeia de restauração ecológica.

Representantes de diferentes instituições que participaram da cerimônia de comemoração dos 10 anos do PACTO.
Representantes de diferentes instituições que participaram da cerimônia de comemoração dos 10 anos do PACTO.

 

 


Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Nossas ações

Projeto Cavernas, modelo para análise de mudanças climáticas, chega ao fim

No dia 16 de abril ocorreu a última reunião de acompanhamento dos projetos de estudos do Patrimônio Espeleológico no Paraná, no âmbito do Termo de Cooperação, para atender ao Termo de Compromisso de Compensação Espeleológica no01/2021/ICMBio. Dentre os presentes estavam representantes do CECAV (Jocy Cruz e Diego Bento) da Margem Mineração – Cecil Cimentos (Douglas

Nossas ações

Atingimos a meta de 113 projetos; confira os novos dois

Em abril atingimos a significativa marca de 113 projetos do Mater Natura, em desenvolvimento ou já executados. Além disso, neste mês iniciaram dois novos projetos – Conecta UC: integrando unidades de conservação do Lagamar paranaense e Território Caiçara: harmonizando direitos das comunidades tradicionais das Ilhas das Peças e do Superagui. Conecta UC: integrando unidades de

Rolar para cima