16 de dezembro de 2019, notícia publicada pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais.
Movimento completa 10 anos e quer dobrar área recuperada no bioma para ajudar o Brasil a alcançar metas do Acordo de Paris, durante a Década da Restauração
No dia 06 de dezembro, a técnica Ana Paula Silva, representou o Mater Natura no evento de comemoração dos 10 anos de lançamento do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica. Composto por ONGs, institutos de pesquisa, empresas, órgãos públicos e proprietários de terra, o Pacto é o maior esforço coletivo para restauração de um bioma na América Latina. Para alcançar suas metas, no entanto, precisará contar com a participação dos mais de 140 milhões de brasileiros que vivem na área original da floresta atlântica.
O encontro, realizado em Belo Horizonte (MG), foi dividido em dois momentos. No período da manhã os integrantes do Conselho de Coordenação e das Unidades Regionais (URs) se reuniram para discutir ações previstas para o próximo ano, enquanto a tarde ocorreu uma cerimônia que envolveu apresentações em mesas redondas sobre os trabalhos que o Pacto vem desenvolvendo, sendo que a Ana Paula participou da mesa redonda das URs, juntamente com Ana Paula Balderi, da Copaíba, e Daniel Venturi da WWF-Brasil (figura 1). Esta mesa redonda foi para falar sobre o fomento que estas instituições receberam por meio de uma campanha articulada pelo Pacto, a Campanha de Alavancagem da Ecosia. Ecosia é uma ferramenta de busca que apoia o plantio de árvores em vários países.
Daniel Venturi (WWF-Brasil) mencionou o apoio da WWF a meta de restauração do Pacto. O objetivo de longo prazo do Pacto é restaurar 15 milhões de hectares de mata nativa até 2050, recuperando áreas identificadas como degradadas ou com baixa aptidão para agropecuária. O primeiro 1 milhão de hectares restaurados deverá ser alcançado ainda em 2020.
Durante a cerimônia de comemoração foi lançado o desafio de promover a recomposição de mais 1 milhão de hectares de mata nativa até 2025. O Mater Natura, além de compor o Conselho do Pacto é também a UR no Paraná e busca contribuir com este desafio por meio da execução de projetos e de atividades de políticas públicas na cadeia de restauração ecológica.