The Nature Conservancy – TNC

Compartilhe esse conteúdo

Sobre o parceiro (financiador, colaborador e institucional) – Criada em 1951, a TNC é uma organização sem fins lucrativos voltada para a conservação da natureza. Presente em mais de 30 países, a TNC já ajudou a proteger mais de 47 milhões de hectares em todo o mundo. No Brasil, a TNC atua desde a década de 80 e tornou-se uma organização brasileira em 1994. Sua missão é proteger plantas, animais e os ecossistemas naturais que representam a diversidade de vida no planeta, conservando as terras e águas de que precisam para sobreviver.

Sobre a parceria – A parceria do Mater Natura com a TNC se desenvolve em três níveis, sendo que instituição já atuou(a) tanto como financiador de alguns projetos e do Mater Natura, como colaborador em outras, assim como tem nos propiciado apoio institucional em atividades de políticas públicas, campanhas, eventos e outras atividades voltadas à conservação da diversidade biológica em ecossistemas e unidades de conservação do Paraná.
Em termos de projetos técnicos nossa parceria com a TNC ocorreu em:
• Contrato de Apoio Financeiro ao Programa Integrado de Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade – Picus – Primeira Fase, assinado por TNC e Funbio – Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (um terço dos recursos foram aportados pelo Funbio e dois terços pela TNC). O objetivo do contrato era o de elaborar o Diagnóstico Socioeconômico e Ambiental das condições do território proposto para a execução do projeto, bem como elaborar o Plano Estratégico de Sustentabilidade do Projeto.
• Formação do Conselho da APA e elaboração do Plano de Manejo da APA Serra da Esperança – a TNC disponibilizou o mapeamento necessário para o diagnóstico da APA, num total de oito mapas: mapa base da APA (vias de acesso, localização, municípios, hidrografia), uso da terra, altimetria, fragilidade do terreno (áreas de risco por declividade), geologia e geomorfologia, solos e zoneamento.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Nossas ações

Projeto Cavernas, promovendo estudos e a conservação do Patrimônio Espeleológico Nacional, chega ao fim 

No dia 16 de abril ocorreu a última reunião de acompanhamento dos projetos de estudos e conservação do Patrimônio Espeleológico no Paraná, no âmbito do Termo de Cooperação, para atender ao Termo de Compromisso de Compensação Espeleológica nº 01/2021/ICMBio-CECAV. Dentre os presentes estavam representantes do CECAV/ICMBIO (Jocy Cruz e Diego Bento), da Margem Mineração –

Rolar para cima