Reservas Particulares do Lagamar Paranaense – Fase II

Início: outubro de 2024
Término: abril de 2026
Financiador: Programa de Conservação da Biodiversidade do Litoral do Paraná - Programa TAJ Litoral do Paraná

Participação do Mater Natura no projeto: Instituição Proponente e Executora

Coordenação técnica: Anne Zugman

Equipe Executora: Daniel Zambiazzi Miller, Diógenes Santana, Helena Zarantonielli da Costa, e Ricardo Pamplona Campos.

Resumo: O projeto visa o fortalecimento das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) no litoral do Paraná, através da criação de uma RPPN federal com cerca de 16 hectares no município de Morretes e do apoio à consolidação da RPPN Encontro das Águas no município de Paranaguá. Ambas as áreas estão localizadas no entorno de outras unidades de conservação, em região de alta prioridade para conservação, compondo o Mosaico de Áreas Protegidas do Lagamar, hotspot mundial de biodiversidade.

Descrição e metodologia:

O projeto visa dar continuidade e complementar outro de mesmo nome iniciado em outubro de 2023. A proposta da Fase II foi selecionado na Chamada de Projetos 13/2024 – Criação e Consolidação de RPPNs, e irá atuar na criação de uma nova RPPN com cerca de 16 hectares no município de Morretes, localizada entre o Parque Estadual Pico do Marumbi, o Parque Estadual Graciosa e a RPPN Graciosa, ampliando os esforços de conectividade entre unidades de conservação do Mosaico de Áreas Protegidas do Lagamar.

Porto de Cima, Morretes-PR, local da criação da nova RPPN – Foto: Raphael Serafim da Luz/Acervo Mater Natura

Também dará apoio à consolidação da RPPN Encontro das Águas, através da instalação de infraestrutura de proteção, fiscalização, pesquisa e uso público. Atualmente a RPPN carece de qualquer infraestrutura básica e vem sofrendo pressões relacionadas principalmente à caça, pesca e extração vegetal.

A partir da oportunidade da chamada, que incluiu a linha de apoio à estruturação física em RPPNs, o projeto atuará na ampliação da proteção e fiscalização da reserva através da manutenção da estrada de acesso e da instalação de uma casa para Guarda Parque e no apoio à ampliação das atividades de pesquisa e de uso público, através da contratação de estudos técnicos para um complexo de infraestrutura e um circuito de trilhas.

Ponte e estrada de acesso à RPPN Encontro das Águas, que receberão manutenção do projeto – Foto: Acervo Mater Natura

Local onde será realizado o estudo técnico arquitetônico para complexo de infraestrutura de apoio à pesquisa e uso público, na RPPN Encontro das Águas  – Foto: Acervo Mater Natura

 

Rolar para cima