O Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, movimento coletivo dedicado à conservação e restauração do bioma, celebrou seus 15 anos de existência com uma atuação marcante na V Conferência Brasileira de Restauração Ecológica promovida pela Sociedade Brasileira de Restauração Ecológica (SOBRE), entre os dias 8 a 12 de julho no campus da Univasf em Juazeiro (BA). Além de comemorar sua trajetória, o Pacto demonstrou seu compromisso contínuo com a causa ambiental, participando ativamente de diversas iniciativas e liderando discussões importantes.
O Instituto Mater Natura, Unidade Regional no Paraná e membro fundador do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, participa ativamente do movimento desde abril de 2009, integrando seu Conselho Nacional e contribuindo em Grupos de Trabalho e Forças Tarefa.
Em recente reunião do Conselho, foram apresentados avanços importantes, como o “Protocolo de Monitoramento da Restauração da Mata Atlântica e da Amazônia via Sensoriamento Remoto”, desenvolvido em parceria com a Aliança pela Restauração da Amazônia. O protocolo detalha o uso de tecnologias como drones com sensores Lidar para monitorar o progresso da restauração florestal.
Outro destaque foi o “Guia 10 Ações de Respeito & Inclusão”, elaborado pela Força Tarefa Social e Gênero do Pacto, com a participação ativa de Ana Paula Silva, coordenadora de projetos do Mater Natura.