Capacitação em Gestão Participativa de Unidades de Conservação na Região Sul e Mato Grosso do Sul
Participação do Mater Natura no Projeto: Instituição proponente e executora
Financiador: Ministério do Meio Ambiente – MMA/ Subprograma Projetos Demonstrativos – PDA
Parceiros:
Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA
Instituto Ambiental do Paraná – IAP (Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas – DIBAP)
Rede Nacional Pró-Unidades de Conservação – REDE PROUC
Rede Sul Brasileira de Educação Ambiental – REASul
Confederação Nacional de RPPNs – CNRPPN
Equipe Executora:
Coordenadora: Fabiana Prado (Mater Natura)
Equipe Técnica:
Karina Luiza de Oliveira – Apoio à Coordenação (Mater Natura)
Neluce Maria Arenhart Soares – Técnico (Mater Natura)
Paulo Ap. Pizzi – Técnico (Mater Natura)
Marcelo Limont – Técnico (Mater Natura)
Verônica Kussum Toledo – Técnico (Mater Natura)
Enise Ito – Técnico (IBAMA )
Laci Santim – Técnico (IBAMA)
Diara Sartori – Técnico (IBAMA)
Manuela Zambrano Schuch – Técnico (IBAMA )
Mariele Mucciatto – Técnico (IBAMA )
Descrição
O Conselho Gestor de uma Unidade de Conservação é um espaço político de exercício da participação sociopolítica por meio do diálogo, constituindo-se em fóruns privilegiados para a luta contra as agressões ambientais e pela garantia do caráter público na gestão do meio ambiente. No entanto, o processo participativo é uma prática relativamente nova para nossa sociedade. Dentro dessa premissa, este projeto foi desenvolvido para ministrar cursos em gestão participativa nos estados da Região Sul e no Mato Grosso do Sul, estabelecendo como foco as unidades de conservação (federais, estaduais e municipais) que já têm conselhos formados e/ou os que estavam em processo de formação. Foi realizado um curso estruturado em metodologias participativas e como resultado final, além das capacitações em si, foi criado um formato de curso replicável com baixo custo, que contou com material didático/apoio de qualidade e uma rede de profissionais trabalhando dentro do conceito de serviço solidário, envolvendo assim as parcerias já existentes e outras construídas ao longo do processo.
Objetivo do Projeto:
O objetivo geral desse projeto foi o de instrumentalizar os diversos atores relacionados às UCs dos estados da região sul e Mato Grosso do Sul, para contribuírem de forma efetiva na gestão participativa dessas unidades, construindo um exercício de cidadania, conservação dos recursos naturais e proteção da biodiversidade.
Metodologia:
A metodologia do curso teve como premissa a construção coletiva dos conhecimentos a partir da experiência de todos os participantes e por meio de exposições dialogadas, exibição de vídeos, estudo dirigido de textos e trabalhos em grupo. Foram trabalhados, com os participantes, os temas específicos direcionado para a realidade de cada estado.
O projeto teve início com a formação de uma “rede” que foi o momento de contatos e articulações de pessoas para construir de forma participativa o conteúdo das capacitações. A formação desta rede foi feita da seguinte forma:
1. Identificação das Unidades de Conservação foco para desenvolver essa capacitação, usando como critério as que já têm Conselho Gestor ou as que estavam em processo de formação. Foi utilizado esse critério porque nesse processo já seria realizada uma identificação dos atores envolvidos com a UC.
2. Identificar as relações sociais aglutinadoras: a partir da identificação dos atores envolvidos com o Conselho Gestor de cada UC, foi ampliada essa lista através de dados secundários e se estabeleceu um contato através de entrevista-convite.
3. Rede: esse grupo de pessoas e instituições formaram a rede que foi mobilizada e envolvida constantemente nas etapas posteriores descrita por este projeto:
• Oficina Regional – A “rede” foi mobilizada e indicou os participantes dessa oficina e posteriormente foi comunicado (rede eletrônica e impressos) às demais pessoas e instituições da rede. A oficina teve como objetivo construir de forma participativa o conteúdo, a estratégia e a metodologia do curso a partir de uma Pré-Proposta sugerida no Projeto.
• Plano de Comunicação – A rede foi instrumento importante para a discussão e a divulgação de todas as etapas deste projeto, para isso, foram elaborados boletins informativos, com veiculação em periodicidade mensal. A execução das ações desta meta – difusão de informações e envolvimento da comunidade – foi facilitada pela diversidade dos parceiros (órgãos públicos gestores de UCs e redes integradas por educadores ambientais, cidadãos com interesses na área ambiental, instituições de ensino superior, ONGs, técnicos e especialistas em gestão e conservação de UCs, proprietários de RPPNs).
• O Curso – A divulgação do curso também ocorreu por intermédio da rede, buscando-se assim que um grande número de pessoas manifestasse interesse em participar do curso.
O organograma ao lado apresenta de forma sucinta a estratégia que foi adotada para a capacitação de gestores de unidades de conservação.