Projeto do Mater Natura apoia biodiversidade e populações litorâneas do Paraná

Compartilhe esse conteúdo

Em outubro de 2022, teve início o centésimo projeto do Mater Natura, Olha o Clima, Litoral!, aprovado na Seleção Pública 2021 do Programa Petrobras Socioambiental. Desenvolvido em parceria com o Instituto de Biociências, Câmpus do Litoral Paulista (IB-CLP) da Universidade Estadual Paulista (UNESP), terá duração de 24 meses.

O Programa Petrobras Socioambiental é atualmente composto por 4 linhas de atuação: Educação, Desenvolvimento Econômico Sustentável, Oceano e Florestas. Essas linhas podem ser trabalhadas de forma isolada ou integrada, contribuindo para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), em especial os ODS 4, 8, 14 e 15. O projeto Olha o Clima, Litoral! enquadra-se na linha de atuação de Florestas e tem foco na conservação e restauração de manguezais e ambientes associados no litoral paranaense. 

Os manguezais e ambientes associados no Paraná ocorrem em estuários, que são regiões protegidas do mar aberto, onde se dá o contato entre a água salgada do mar e doce dos rios. Os estuários são regiões muito produtivas, de rica biodiversidade e de grande relevância como prestadoras de serviços ambientais.

Projeto abrangerá sete municípios do litoral paranaense e terá ações de restauração e socioambientais com foco em Antonina/PR

Manguezais e ambientes associados têm sido impactados pela invasão de espécies exóticas. Além disso, são vulneráveis aos efeitos da mudança climática, em grande parte, por estarem na interface entre rios e mares e na transição dos meios terrestre e aquático. A elevação do nível do mar pode submergir áreas de baixa altitude, como manguezais e brejos salinos e aumentar a salinidade do estuário; eventos climáticos extremos, como tempestades e enchentes podem aumentar a vazão de rios, causando erosão pela redução da salinidade, dentre outros impactos potenciais. 

Nesse contexto, o projeto visa desenvolver e implementar, de forma participativa, estratégias e práticas de Adaptações baseadas em Ecossistemas (AbE) dirigidas aos manguezais, brejos salinos e comunidades do litoral do estado do Paraná, com o intuito de torná-los mais resilientes à mudança climática. Com a abordagem da Teoria da Mudança, atuará nas frentes de restauração, modelagem climática, articulação territorial, ações socioambientais e comunicação. 

Restauração

A frente de restauração visa erradicar um tipo de capim invasor conhecido como braquiária-d’água (Urochloa arrecta) numa área de 6 hectares de manguezais e brejos salinos da baía de Antonina. Essa planta invasora causa a eliminação da flora e da fauna originais quando em grande densidade, o que impacta em especial espécies ameaçadas de extinção, como a ave bicudinho-do-brejo (Fornicívora acuttirostris). Erradicando a braquiária-d’água, pretende-se propiciar a recuperação dessa área. Para acompanhamento dessa recuperação, será realizado o monitoramento da recomposição da flora e da comunidade de aves.

A erradicação da braquiária-d’água será realizada por manejo mecânico, com roçadeiras e sem aplicação de produtos químicos. Será produzida uma cartilha contendo detalhamento sobre a prática de manejo utilizada pelo projeto na baía de Antonia; essa cartilha também abordará os cuidados que moradores e frequentadores locais podem adotar para contribuir com a conservação do estuário. O material ajudará na divulgação das práticas adotadas e na replicação das técnicas de restauração. 

Modelagem climática

Outro foco do projeto será realizar um mapeamento das possíveis alterações na distribuição geográfica de manguezais e brejos salinos com base em projeções futuras de elevação do nível do mar, como uma das ferramentas para avaliar vulnerabilidades regionais e indicar áreas prioritárias para ações de Adaptações baseadas em Ecossistemas (AbE). Modelagens quantificarão os estoques de carbono dos manguezais e brejos salinos, bem como suas possíveis variações por consequência da mudança climática.

Articulação territorial

Ao longo dos 24 meses, será também realizado um diagnóstico integrado e colaborativo envolvendo análise de demandas e oportunidades para a conservação de manguezais e ambientes associados dos sete municípios do litoral paranaense. O objetivo é ampliar o debate, a atuação em rede e o fortalecimento da gestão integrada do território junto aos diversos atores e públicos.

Ações socioambientais

Por fim, ações socioambientais envolvendo pescadores artesanais da baía de Antonina e comunidades locais serão realizadas para identificar o uso dos recursos naturais e discutir estratégias de conservação ambiental e manutenção da qualidade de vida, incluindo reflexões sobre a mudança climática e seu impacto local. Alunos e professores da rede pública de ensino e da escola técnica de Antonina serão incluídos em diversas ações para que possam atuar omo multiplicadores das ações formativas.

A equipe multidisciplinar

A equipe do projeto é composta por Marcos R. Bornschein (coordenador), Anabel de Lima, Anne Zugman, Bruno de Morais Guerra, César C.V. Tavares, Elielson Marcelino, Helena Zarantonielli da Costa, João Guimarães, Juliana Ventura de Pina, Juliana Vitulskis, Karina Luiza de Oliveira, Larissa Teixeira, Paulo A. Pizzi  e Ricardo Pamplona Campos. 

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Nossas ações

1º Encontro de Diálogo de Saberes debate temas ambientais com comunidade de Antonina

O 1º Encontro de Diálogo de Saberes promoveu, no dia 11 de abril, importantes trocas entre a comunidade pesqueira tradicional de Antonina/PR e especialistas da área ambiental. O evento faz parte das ações do projeto “Olha o Clima, Litoral!”, realizado pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais, com apoio da Petrobras por meio do

Biblioteca Olha o Clima, Litoral!

Cartilha “Realidade e desafios da pesca artesanal em Antonina”

Instagram Facebook-f Linkedin Youtube Cartilha “Realidade e desafios da pesca artesanal em Antonina” A Cartilha “Realidade e desafios da pesca artesanal em Antonina” é fruto das informações obtidas ao longo das Oficinas de Diálogo Participativo (reuniões realizadas junto à comunidade pesqueira), que ocorreram no ano de 2023, como parte das atividades do projeto “Olha o

Rolar para cima