24 de Março de 2019, notícia publicada pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais.
O Mater Natura ao longo dos seus 35 anos tem em seu histórico além da execução de mais de 80 projetos o seu engajamento em ações relacionadas a Políticas Públicas. E desta forma, participa de articulações junto a ONGs, empresas, órgãos públicos e tomadores de decisão com o objetivo de atuar para o fortalecimento de ações voltadas à conservação da natureza.
E seguindo este compromisso, descrevemos as atividades de Políticas Públicas em que associados do Mater Natura estiveram envolvidos no mês de março.
Entre os dias 13 a 15 de março nosso vice-presidente, Adriano Wild, participou do Encontro Anual do Observatório do Clima – OC, rede da qual somos integrantes. Realizado nas dependências do Centro de Convenções Israel Pinheiro, em Brasília-DF, o evento contou com a participação de 26 organizações e a presença de 45 integrantes. Esse encontro, que marcou os 17 anos de história do Observatório do Clima, promoveu discussões e reflexões de alto nível, bem como criou as bases para uma ação mais efetiva desta Rede. O principal resultado do encontro foi a definição dos objetivos estratégicos e atividades do coletivo para uma ação em seus eixos – operacional, política, comunicação e articulação – em 2019 e ao longo dos próximos anos.
No dia 14 de março, a Karina também nos representou na 11ª Reunião Ordinária do R20. O evento, reuniu representantes municipais, profissionais da área de resíduos e técnicos dos municípios que fazem parte do Grupo R20, órgão consultivo formado por representantes dos 399 municípios paranaenses para a implementação da Política Nacional e Estadual de Resíduos Sólidos. O secretário de Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Márcio Nunes, fez a abertura do evento com a apresentação da nova estrutura da pasta, que abarcou a antiga Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Paraná – SEMA.
No dia 12 de março, a técnica Karina Luiza de Oliveira representou o Mater Natura na primeira reunião do ano da Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais, realizada na Assembleia Legislativa do Paraná- ALEP. Durante a reunião, presidida pelo deputado estadual Jorge Brand (Goura), e contando com a presença de deputados membros da comissão e o Promotor de Justiça do Núcleo Meio Ambiente, Alexandre Gaio, foram realizadas colocações a respeito de temas relevantes a serem considerados pela comissão durante o ano, a exemplo da proposta de diminuição da extensão da APA da Escarpa Devoniana; o processo de licenciamento da Faixa de Infra-estrutura no Litoral; o aumento do desmatamento no Paraná, a situação do Instituto Ambiental do Paraná – IAP que não promove concurso público desde 1990 e a consequente aposentadoria dos funcionários, dentre outros.
Neste mês também participamos do processo eleitoral da Coordenação do Pacto Para a Restauração da Mata Atlântica (Pacto Mata Atlântica) para o biênio 2019-2021, sendo que fomos reeleitos. O Pacto é um movimento formado por diversos segmentos da sociedade comprometidos com a restauração da Mata Atlântica e tem como meta viabilizar a recuperação de 15 milhões de hectares até o ano de 2050, com metas e monitoramento dos resultados anuais. O Mater Natura foi um dos fundadores deste coletivo em abril de 2009, sendo desde aquela data membro do seu Conselho de Coordenação Nacional e, desde 2016, é o representante do Pacto no Estado do Paraná, como Unidade Regional.
Ainda neste mês, o Mater Natura iniciou participação em processos para formação do Conselho Consultivo do Parque Nacional de Guaricana, e da reestruturação dos conselhos da APA de Guaraqueçaba e do PARNA Superagui (em que participamos nos Conselhos desde 2006) e da ESEC Guaraqueçaba (conselho que integramos desde 2016). Estes processos deverão se estender para o mês de abril e subsequentes, sendo melhor detalhados em nossos próximos informativos mensais.
Confira as fotos dos eventos!




