Participação do Mater Natura em Eventos de Políticas Públicas, em março de 2019

Compartilhe esse conteúdo

24 de Março de 2019, notícia publicada pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais.

O Mater Natura ao longo dos seus 35 anos tem em seu histórico além da execução de mais de 80 projetos o seu engajamento em ações relacionadas a Políticas Públicas. E desta forma, participa de articulações junto a ONGs, empresas, órgãos públicos e tomadores de decisão com o objetivo de atuar para o fortalecimento de ações voltadas à conservação da natureza.

E seguindo este compromisso, descrevemos as atividades de Políticas Públicas em que associados do Mater Natura estiveram envolvidos no mês de março.

Entre os dias 13 a 15 de março nosso vice-presidente, Adriano Wild, participou do Encontro Anual do Observatório do Clima – OC, rede da qual somos integrantes. Realizado nas dependências do Centro de Convenções Israel Pinheiro, em Brasília-DF, o evento contou com a participação de 26 organizações e a presença de 45 integrantes. Esse encontro, que marcou os 17 anos de história do Observatório do Clima, promoveu discussões e reflexões de alto nível, bem como criou as bases para uma ação mais efetiva desta Rede. O principal resultado do encontro foi a definição dos objetivos estratégicos e atividades do coletivo para uma ação em seus eixos – operacional, política, comunicação e articulação – em 2019 e ao longo dos próximos anos.

No dia 14 de março, a Karina também nos representou na 11ª Reunião Ordinária do R20. O evento, reuniu representantes municipais, profissionais da área de resíduos e técnicos dos municípios que fazem parte do Grupo R20, órgão consultivo formado por representantes dos 399 municípios paranaenses para a implementação da Política Nacional e Estadual de Resíduos Sólidos. O secretário de Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Márcio Nunes, fez a abertura do evento com a apresentação da nova estrutura da pasta, que abarcou a antiga Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Paraná – SEMA.

No dia 12 de março, a técnica Karina Luiza de Oliveira representou o Mater Natura na primeira reunião do ano da Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais, realizada na Assembleia Legislativa do Paraná- ALEP. Durante a reunião, presidida pelo deputado estadual Jorge Brand (Goura), e contando com a presença de deputados membros da comissão e o Promotor de Justiça do Núcleo Meio Ambiente, Alexandre Gaio, foram realizadas colocações a respeito de temas relevantes a serem considerados pela comissão durante o ano, a exemplo da proposta de diminuição da extensão da APA da Escarpa Devoniana; o processo de licenciamento da Faixa de Infra-estrutura no Litoral; o aumento do desmatamento no Paraná, a situação do Instituto Ambiental do Paraná – IAP que não promove concurso público desde 1990 e a consequente aposentadoria dos funcionários, dentre outros.

Neste mês também participamos do processo eleitoral da Coordenação do Pacto Para a Restauração da Mata Atlântica (Pacto Mata Atlântica) para o biênio 2019-2021, sendo que fomos reeleitos. O Pacto é um movimento formado por diversos segmentos da sociedade comprometidos com a restauração da Mata Atlântica e tem como meta viabilizar a recuperação de 15 milhões de hectares até o ano de 2050, com metas e monitoramento dos resultados anuais. O Mater Natura foi um dos fundadores deste coletivo em abril de 2009, sendo desde aquela data membro do seu Conselho de Coordenação Nacional e, desde 2016, é o representante do Pacto no Estado do Paraná, como Unidade Regional.

Ainda neste mês, o Mater Natura iniciou participação em processos para formação do Conselho Consultivo do Parque Nacional de Guaricana, e da reestruturação dos conselhos da APA de Guaraqueçaba e do PARNA Superagui (em que participamos nos Conselhos desde 2006) e da ESEC Guaraqueçaba (conselho que integramos desde 2016). Estes processos deverão se estender para o mês de abril e subsequentes, sendo melhor detalhados em nossos próximos informativos mensais.

Confira as fotos dos eventos!

Encontro Anual do Observatório do Clima
Encontro Anual do Observatório do Clima.
Participantes do Encontro Anual do Observatório do Clima.
Participantes do Encontro Anual do Observatório do Clima.
11ª Reunião Ordinária do R20.
11ª Reunião Ordinária do R20.
Em apresentação da nova estrutura da pasta é demonstrado o esquema da antiga estrutura da SEMA.
Em apresentação da nova estrutura da pasta é demonstrado o esquema da antiga estrutura da SEMA.
primeira reunião do ano da Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais, realizada na Assembleia Legislativa do Paraná- ALEP.
Primeira reunião do ano da Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais, realizada na Assembleia Legislativa do Paraná – ALEP.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Institucional

Mater Natura aprova projeto junto ao MMA e Funbio

O projeto “Refloresta o Lagamar: fortalecimento de áreas protegidas e da cadeia produtiva de restauração para conservação da Mata Atlântica” propõe a restauração e enriquecimento florestal de 181,1 hectares da vegetação nativa em sete Unidades de Conservação estaduais e privadas do Lagamar paranaense e a ampliação da cadeia produtiva de sementes e mudas destinadas à

Rolar para cima