Paranaguá ganha sua primeira RPPN, com o apoio do Mater Natura

Compartilhe esse conteúdo

27 de maio de 2021, notícia publicada pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais.

O “Projeto para Criação de Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) no entorno do Parque Nacional Saint-Hilaire/Lange (PNSHL)” atingiu seu objetivo com a publicação neste mês de maio de Portaria do ICMBio para a criação da unidade de conservação. O projeto foi executado pelo Mater Natura com o apoio financeiro da Fundação Grupo o Boticário de Proteção à Natureza, por meio do Edital Biodiversidade Paraná – 2019.

A iniciativa de criar a RPPN Encontro das Águas na região, se consolidando como a primeira para o município de Paranaguá e a 16° criada no litoral paranaense, vem ao encontro com a importância de proteção dos mananciais hídricos da Serra da Prata e das áreas de terras baixas da Mata Atlântica.

O PNHSL assegura a estabilidade ambiental da rede de drenagem das sub-bacias hidrográficas da Baía de Paranaguá e oferece disponibilidade de água com qualidade para os municípios de Paranaguá, Matinhos e Pontal do Paraná. Na vertente leste do PNHSL encontram-se os mananciais hídricos que vem sofrendo pressões conflitantes com às de conservação, entre elas, a expansão urbana; as práticas agrícolas poluentes; caça predatória e extração de palmito, consideradas intensas na região; exploração mineral; e ocupações irregulares, principalmente nas regiões mais próximas das áreas urbanas do parque. Neste contexto, iniciativas de conservação e mobilização locais são imprescindíveis para garantir a manutenção dos serviços ecossistêmicos e segurança hídrica local.

A criação de RPPNs, especialmente no entorno de outras Unidades de Conservação (UC), além de expandirem o tamanho da área protegida, é uma alternativa que auxilia na mitigação dos impactos gerados pelas atividades exercidas nas áreas vizinhas ao parque. Além disso, permite o envolvimento da iniciativa privada na gestão integrada de grandes UCs. Neste caso, a RPPN Encontro das Águas vai compor também o Mosaico de Áreas Protegidas do Lagamar.

Além do papel de garantir a proteção de seus recursos naturais, a RPPN Encontro das Águas está atuando na restauração e enriquecimento florestal das suas áreas de APP, por meio do projeto Água do Parque Nacional Saint-Hilaire/Lange, também  executado pelo Mater Natura em parceria com a empresa Mosaic Fertilizantes e o Instituto Selva. Este projeto está buscando  novas oportunidades de parceria para sua continuação e para realização de outras ações  que visam à proteção dos mananciais e o fortalecimento de unidades de conservação e áreas de entorno.

Para saber mais das ações na RPPN siga a página no Instagram: @instituto_selva.

Trilha da RPPN Encontro das Águas.
Trilha da RPPN Encontro das Águas.

 

 

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Notícias

Projeto Paisagens Conversas avança em ações para restauração em SC

No dia 29 de abril a equipe do projeto “Paisagens Conversas: Restauração Ecológica na Mata Atlântica” se reuniu com o secretário de agricultura de Doutor Pedrinho/SC, moradores de entorno da Reserva Biológica Estadual do Sassafrás e representantes desta UC para apresentação dos resultados da Meta I (Diagnóstico socioambiental) e divulgação das ações planejadas para a

Notícias

Eventos e articulações para fortalecer políticas públicas e a educação ambiental

Pint of Science 2025: ciência e conservação dos oceanos em Pontal do Paraná No próximo dia 21 de maio, participaremos da primeira edição do Pint of Science em Pontal do Paraná, na programação do maior festival de divulgação científica do mundo. O evento acontecerá no bar Cordeiro na Lata, a partir das 19h, e reunirá

Rolar para cima