Deputados perdem a vergonha na cara e defendem abertamente a caça esportiva aos animais silvestres no Brasil

Compartilhe esse conteúdo

10 de janeiro de 2021, notícia publicada pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais.

Desde 2014 alguns deputados federais, especialmente os da Região Sul, apresentam Projetos de Lei (PLs) para flexibilizar a legislação de proteção à fauna e permitir a caça aos animais silvestres nativos do Brasil.

Já monitoramos 13 (treze) PLs com esse objetivo, alguns deles atuando de forma indireta e discreta para obter o objetivo de liberar a caça. Mas, nesse final de 2020, esses deputados perderam todo o pudor e apresentaram propostas que descaradamente, sem qualquer subterfúgio, passam a PERMITIR A CAÇA AOS ANIMAIS SILVESTRES NATIVOS NO PAÍS.

Crédito fotos: Rede de Proteção Ambiental e Animal - Repraas
Crédito foto: Rede de Proteção Ambiental e Animal – Repraas

Vejam abaixo esses 13 PLs, divididos em grupos de estratégia, que almejam a matança legalizada de nossa fauna nativa, começando pelos mais novos, em que determinados congressistas nem mais se preocupam em ocultar seus objetivos espúrios:

1) CACA AOS ANIMAIS NATIVOS:

=> PL 5544, de 16/12/2020, do deputado Nilson Stainsack (PP/SC): autoriza a CAÇA ESPORTIVA de animais no território nacional. Define o exercício da caça como sendo os atos de perseguição, apanha e abate dos animais.

Fica permitida a utilização de cães, independentemente da raça, para auxílio da caça esportiva, nas ações de rastreamento, agrupamento e agarre. Não configura maus-tratos eventuais lesões ocasionadas em cães envolvidos na atividade de caça, desde que sejam prontamente atendidos.

O PL prevê que o exercício da caça poderá ocorrer em áreas públicas ou privadas. Para as áreas privadas ele determina que tem-se de obter a autorização do proprietário, mas não cita nenhum regulamento para as áreas públicas: isso significa que se pode caçar livremente em unidades de conservação?

=> PL 4829 de 06/10/2020, do deputado Ronaldo Santini (PTB/RS): Modifica a Lei de Proteção à Fauna (nº 5.197/1967) e autoriza os órgãos estaduais e municipais dos SISNAMA a liberar a caça aos animais silvestres que estejam em “desequilíbrio populacional”. Exclui somente as espécies endêmicas, raras ou ameaçadas de extinção.

=> PL 5491/2020, do deputado Afonso Hamm (PP/RS), que altera a Lei 5.197/1967 e a Lei dos Crimes Ambientais (nº 9.605/1998) para afirmar que “não configura maus tratos eventuais lesões ocasionadas em cães envolvidos na atividade de caça, …”

O deputado, ao menos, teve a hombridade de reconhecer o erro e pedir o arquivamento do PL no dia 17/12/20020.

=> Lei Estadual de São Paulo nº 17.295/2020, do deputado Carlão Pignatari (PSDB/SP) amplia o rol de animais exóticos invasores no Brasil que podem ser caçados. Abre algumas brechas para a caça de controle de animais silvestres sinantrópicos, como as capivaras.  No momento, existe uma liminar da justiça (solicitada pelo dep. estadual Bruno Ganem – Podemos/SP) que suspende os efeitos dessa Lei Estadual.

2) FEDERALIZAÇÃO DA CAÇA:

=> PLP 436/2014 do deputado Rogério Peninha Mendonça (MDB/SC), modifica a Constituição Federal para passar para os ESTADOS o fornecimento de autorizações de caça. Só falta passar pela Comissão de Justiça da Câmara para ser aprovada nessa Casa de Leis.

=> PL 7.136/2010 do deputado licenciado e membro do Governo Bolsononaro (Ministro da Cidadania), Onyx Lorenzoni (DEM-RS), que propõe repassar para os MUNICÍPIOS a emissão de licenças de caça.

3) O “PL DA CAÇA” DO COLATTO

=> PL 6.268/2016 do ex-deputado Valdir Colatto (MDB/SC) e atual Chefe do Serviço Florestal Brasileiro (SBF) do Governo Bolsonaro. Revoga a Lei 5.197/1967 para substitui-la por esse projeto que legaliza as Caça Comercial e Profissional no Brasil. O art. 15 cria as Reservas de Caça em propriedades rurais.

=> PL 7129/2017 do deputado Alexandre Leite (DEM/SP) que altera a Lei 5.197/1967 para o controle de animais exóticos invasores. Esse deputado foi o responsável por desarquivar o PL do Colatto em inícios de 2019, na Câmara.

4) PRÓ-ARMAS DE CAÇA / CACs

=> PLs 3.722/2012; 986/2015 (clique em “inteiro teor”); 1.019/2019 e 3.615/2019, respectivamente, os dois primeiros PLs são de autoria do deputado federal Rogério Peninha Mendonça (MDB/SC), o terceiro do dep. Alexandre Leite (DEM/SP) e o quarto do senador Marcos Rogério (DEM/RO), sendo que todos pretendem criar o Estatuto dos CACs (Colecionadores, Atiradores e Caçadores), abordando o armamento utilizado por essas categorias, além de considerar como legalizada a caça desportiva no Brasil.

=> PL 3.723/2019 é o PL mais avançado nessa categoria, inicialmente de autoria do Poder Executivo, para defender ampliação do Registro, Posse e Porte de armas no Brasil. Relator desse PL, o dep. Alexandre Leite (DEM/SP) modificou a proposta original e incorporou a ele o conteúdo do PL 1.019/2019. Aprovado na Câmara o PL foi encaminhado ao Senado onde irá tramitar com outro número.

O presidente do Mater Natura, Paulo Pizzi, tem atuado junto a demais instituições contra a liberação da caça de animais silvestres no Brasil. Em dezembro, participou do sexto episódio do Mega Animal, o podcast da Proteção Animal Mundial (World Animal Protection), o tema foi a caça de animais silvestres em território nacional. Clique aqui para ouvir o podcast

Entre nesta luta você também, clique neste link para assinar o abaixo-assinado disponibilizado em 2019 e contrário a liberação dos (então) seis projetos que defendem a liberação da caça. Reaja! Diga não a liberação da caça.

Crédito fotos: Rede de Proteção Ambiental e Animal - Repraas
Crédito foto: Rede de Proteção Ambiental e Animal – Repraas

#CaçaNão

#TodosContraCaça

Crédito fotos: Rede de Proteção Ambiental e Animal - Repraas
Crédito foto: Rede de Proteção Ambiental e Animal – Repraas

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Notícias

Projeto Paisagens Conversas avança em ações para restauração em SC

No dia 29 de abril a equipe do projeto “Paisagens Conversas: Restauração Ecológica na Mata Atlântica” se reuniu com o secretário de agricultura de Doutor Pedrinho/SC, moradores de entorno da Reserva Biológica Estadual do Sassafrás e representantes desta UC para apresentação dos resultados da Meta I (Diagnóstico socioambiental) e divulgação das ações planejadas para a

Notícias

Eventos e articulações para fortalecer políticas públicas e a educação ambiental

Pint of Science 2025: ciência e conservação dos oceanos em Pontal do Paraná No próximo dia 21 de maio, participaremos da primeira edição do Pint of Science em Pontal do Paraná, na programação do maior festival de divulgação científica do mundo. O evento acontecerá no bar Cordeiro na Lata, a partir das 19h, e reunirá

Rolar para cima