Atuação do Mater Natura em Políticas Públicas Ambientais

Compartilhe esse conteúdo

28 de setembro de 2020, notícia publicada pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais.

O Mater Natura tem forte atuação em ações voltadas para políticas públicas, confira abaixo as atividades que ocorreram em setembro.

A degradação de biomas e ecossistemas em todo o Brasil é um tema que está em frequente pauta nos últimos meses, e o Mater Natura tem atuado no sentido de minimizar os impactos ambientais das ações antrópicas na natureza. Veja abaixo, algumas de nossas recentes lutas.

União contra nova lei pró-caça em São Paulo – Dando sequência a nossa tradicional luta contra as tentativas dos poderes executivo e legislativo em alterar a legislação vigente de forma a abrir brechas para aumentar as possibilidades de caça aos animais, em meados do mês de setembro o Mater Natura se aliou a um conjunto de 61 instituições da sociedade civil que elaboraram e assinaram um manifesto direcionado ao governador do Estado de São Paulo, João Doria, solicitando o Veto ao PL 558/2018 recém aprovado na Assembleia Legislativa de São Paulo – ALESP.

Embora o PL tenha como plano principal propor uma lei para amparar estratégia de controle e manejo populacional de espécies invasoras ao território nacional e que sejam declaradas invasoras e/ou nocivas aos seres humanos, ao meio ambiente, à saúde pública, às espécies da fauna silvestre nativa, à agricultura e à pecuária no Estado de São Paulo, os artigos trazem falhas severas quanto a questões técnicas e contradições legais; entre estas a possibilidade de declarar uma espécie nativa de nossa fauna silvestre como “nociva”, pleiteando o seu abate, o que é inconstitucional de acordo com nossa Lei Maior de 1988, bem como contraria o Código de Fauna (Lei nº 5.197/1967) e a Lei de Crimes Ambientais (nº 9.605/1988). Aguardamos a posição do Governador Doria, em vetar o PL de acordo com a manifestação da sociedade civil e em respeito à legislação nacional.

Em defesa do Pantanal – Diante dos incêndios que avançam no Pantanal mato-grossense, ocasionando a degradação de 20% da extensão total do bioma, a sociedade civil se uniu para subscrever uma carta aberta em defesa do bioma. O documento, lançado no domingo, 20 de setembro, foi assinado por mais de 240 personalidades públicas e de associações da sociedade civil a exemplo da Associação Juízes para a Democracia (AJD), do Instituto Brasileiro de Advocacia Pública (IBAP), da Comissão do Meio Ambiente da OAB de São Paulo, e do Mater Natura.

Este manifesto foi encaminhado para os onze Ministros do Supremo Tribunal Federal – STF, para que constasse dos autos da audiência pública para debater a captação de recursos para Fundo Nacional sobre Mudança do Clima (Fundo do Clima) e a forma de usá-los em políticas públicas voltadas à preservação ambiental no Brasil. O evento do STF foi realizado nos dias 21 e 22 de setembro, sob a presidência do ministro Luís Roberto Barroso.

Carta aberta em defesa do Pantanal Matogrossense.
Trecho síntese da carta aberta em defesa do Pantanal Matogrossense.

Encontro Trinacional – No dia 16 de setembro aconteceu, de forma online, o Encontro Trinacional para Restauração da Mata Atlântica, o evento foi promovido pelo WWF-Brasil, WWF-Paraguai e Fundación Vida Silvestre da Argentina e contou com mais de 100 participantes, entre eles representantes do Mater Natura e da Rede Gestora do Corredor de Biodiversidade do Rio Paraná.

O evento trouxe experiências de restauração ecológica que estão acontecendo nos três países, entre elas o projeto para construção do Plano de Restauração da Mata Atlântica no Alto Paraná executado pelo Mater Natura com parceria técnico-financeira do WWF-Brasil. Entre as diversas apresentações que compartilharam ricas experiências, ocorreu também uma apresentação sobre oportunidades de financiamento para projetos de restauração, onde foi enfocado o TerraMatch, uma plataforma lançada pelo World Resources Institute (WRI) que tem o objetivo de conectar financiadores aos projetos de restauração ecológica. O evento foi finalizado com um convite para novos membros atuarem na Rede Trinacional.

Apresentação de Daniel Venturi - Analista de Conservação e Restauração do WWF-Brasil, durante Encontro Trinacional.
Apresentação de Daniel Venturi – Analista de Conservação e Restauração do WWF-Brasil, durante o Encontro Trinacional.

 

Foto de capa: politize.com.br

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Notícias

Projeto Paisagens Conversas avança em ações para restauração em SC

No dia 29 de abril a equipe do projeto “Paisagens Conversas: Restauração Ecológica na Mata Atlântica” se reuniu com o secretário de agricultura de Doutor Pedrinho/SC, moradores de entorno da Reserva Biológica Estadual do Sassafrás e representantes desta UC para apresentação dos resultados da Meta I (Diagnóstico socioambiental) e divulgação das ações planejadas para a

Notícias

Eventos e articulações para fortalecer políticas públicas e a educação ambiental

Pint of Science 2025: ciência e conservação dos oceanos em Pontal do Paraná No próximo dia 21 de maio, participaremos da primeira edição do Pint of Science em Pontal do Paraná, na programação do maior festival de divulgação científica do mundo. O evento acontecerá no bar Cordeiro na Lata, a partir das 19h, e reunirá

Rolar para cima