A intensa e histórica participação do Mater Natura em redes e colegiados

Compartilhe esse conteúdo

28 de abril de 2019, notícia publicada pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais.

Desde sua fundação, em 1983, o Mater Natura integra ativamente os conselhos, comitês, redes e outras instâncias similares de participação social com as quais nossa OSCIP tenha afinidade em relação ao cumprimento da missão de conservação da diversidade cultural e biológica. Neste sentido, temos um histórico de envolvimento com mais de 30 distintos colegiados, nas últimas décadas, conforme pode-se visualizar clicando neste link e a seguir no quadro “Conheça as instâncias participativas para as quais fomos eleitos ou indicados”.

Reafirmando, essa nossa linha de atuação, em abril, participamos das seguintes atividades:

O Mater Natura indicou suas representantes nos Conselhos Consultivos da APA de Guaraqueçaba, do Parque Nacional do Superagui e da ESEC de Guaraqueçaba, instâncias nas quais participa desde 2006 (nas duas primeiras UCs) e 2012, na última.

Dia 18 ocorreu a posse do novo Conselho de Coordenação do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, gestão 2019-2020, o qual apresenta um total de 25 conselheiros, distribuídos nos seguintes seguimentos e número de vagas: Associações e Colegiados (2); Centros de Pesquisa (2); Empresas (8); ONG (9), Setor Governamental (4). O Mater Natura, que foi um dos fundadores do Pacto em abril de 2009, foi reconduzido para uma das vagas do segmento ONGs.

Dia 16 ocorreu a escolha dos 4(quatro) representantes do terceiro setor para o Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH), sendo dois titulares e dois suplentes. Para as vagas haviam 6(seis) instituições concorrentes: Instituto Internacional Arayara; Instituto de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS); Associação Planeta D´o; Centro de Estudos, Defesa e Educação Ambiental – CEDEA; Ideia Ambiental e Mater Natura. As duas primeiras foram indicadas pelo grupo, em consenso, como as titulares e a terceira e quarta citadas, como suplentes.

No dia 22 ocorreu reunião setorial para escolha das entidades ambientalistas para compor o Conselho do Parque Nacional Guaricana. Ao setor “Usuários do Território – Conservação” foram ofertadas 4(quatro) vagas, e houve a candidatura de 8 (oito) instituições. Na citada reunião, foram escolhidas como titulares: SPVS, Associação dos Protetores de Áreas Verdes de Curitiba e Região Metropolitana (APAVE), Observatório de Conservação Costeira (OC2) e Comissão de Direito Ambiental da OAB-PR, e como suplentes: Mater Natura; Observatório de Justiça e Conservação – OCJ; Rede de Unidades Pró Conservação – Rede PróUC e Conselho Municipal de Meio Ambiente de São José dos Campos.

Em abril, também foi iniciado o processo eletrônico de votação das afiliadas para compor a Coordenação Nacional, o Conselho Fiscal e os Elos Estaduais da Rede das Organizações Não-Governamentais da Mata Atlântica – RMA, sendo o Mater Natura candidato a uma das vagas da Coordenação Nacional para a Região Sul. O processo eleitoral se estenderá ao longo do mês de maio, e as ONGs eleitas serão homologadas na 16ª Assembleia Geral da RMA, a se realizar dia 29 de maio em São Paulo-SP.

Reunião Setorial das Entidades Ambientalistas para uma vaga no Conselho Consultivo do Parque Nacional GuaricanaReunião para escolha das vagas de titular e suplente no setor “Usuários do Território – Conservação” do Conselho do Parque Nacional Guaricana.

 

 

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Notícias

Projeto Paisagens Conversas avança em ações para restauração em SC

No dia 29 de abril a equipe do projeto “Paisagens Conversas: Restauração Ecológica na Mata Atlântica” se reuniu com o secretário de agricultura de Doutor Pedrinho/SC, moradores de entorno da Reserva Biológica Estadual do Sassafrás e representantes desta UC para apresentação dos resultados da Meta I (Diagnóstico socioambiental) e divulgação das ações planejadas para a

Notícias

Eventos e articulações para fortalecer políticas públicas e a educação ambiental

Pint of Science 2025: ciência e conservação dos oceanos em Pontal do Paraná No próximo dia 21 de maio, participaremos da primeira edição do Pint of Science em Pontal do Paraná, na programação do maior festival de divulgação científica do mundo. O evento acontecerá no bar Cordeiro na Lata, a partir das 19h, e reunirá

Rolar para cima