Mater Natura firma parceria técnica para elaboração de um plano de restauração ecológica.

Compartilhe esse conteúdo

27 de janeiro de 2020, notícia publicada pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais.

O Mater Natura iniciou o ano executando um novo projeto em parceria com o WWF-Brasil, trata-se da elaboração conjunta do “Plano de Restauração da mata atlântica na Ecorregião do Alto Paraná (PN de Ilha Grande – PN do Iguaçu)”. Além dos objetivos propostos, este projeto irá contribuir para fortalecer a Rede Trinacional para Restauração da Mata Atlântica, que conta com representantes do Brasil, Argentina e Paraguai.

Em outubro de 2019 ocorreu uma reunião com representantes da Rede Trinacional, coorganizada pelo WWF-Brasil, WWF-PY, FVSA, Mater Natura, Pacto pela Restauração da Mata Atlântica (Pacto) e Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste (Cepan), e também a participação no  III Seminário do Corredor de Biodiversidade do Rio Paraná e o I Seminário do Corredor de Biodiversidade das Araucárias.

O Mater Natura tem atuação na região do Alto Paraná há mais de dez anos, por meio da Rede Gestora do Corredor de Biodiversidade do Rio Paraná. A Rede é formada por representantes de diferentes instituições públicas e privadas (especialmente as Organizações da Sociedade Civil – OSC), que atuam em prol de agendas conjuntas, entre elas de restauração ecológica.

A execução do Plano irá contar também, com a parceria do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica. O Pacto é uma iniciativa de caráter coletivo, com duração indeterminada, envolvendo diversos segmentos da sociedade comprometidos com a restauração da Mata Atlântica. Em sua composição existem as Unidades Regionais (URs), instituições com objetivo de atuar com a articulação do Pacto nos estados que compreendem esse bioma. O Mater Natura é a UR do Pacto no Paraná.

A construção conjunta do plano é imprescindível para a região, uma vez que ela ainda contém áreas importantes para a biodiversidade como as inseridas no Parque Nacional de Ilha Grande (PNIG) e no Parque Nacional do Iguaçu (PNI).

Durante o período de um ano, o Plano será construído em sistema de parcerias mediante a realização de uma reunião inicial da Rede Gestora em fevereiro próximo, uma oficina de gestão de espécies da fauna no âmbito do Corredor, e de dois cursos de capacitação (um sobre trilhas de longo percurso e Ecoturismo e o outro sobre aplicação de SIG para projetos de restauração), culminando com a apresentação do Plano de Restauração aos Parceiros e ao WWF, ao final deste ano. Na sequência, este Plano será submetido a possíveis financiadores para a implantação de outro projeto de restauração ecológica ao longo do Corredor do Rio Paraná, no trecho entre os Parques Nacionais de Ilha Grande e do Iguaçu.

Área de abrangência do projeto do Plano de Restauração da mata atlântica na Ecorregião do Alto Paraná (PN de Ilha Grande – PN do Iguaçu).
Área de abrangência do projeto do Plano de Restauração da mata atlântica na Ecorregião do Alto Paraná (PN de Ilha Grande – PN do Iguaçu).

 

 

 

 

 



Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Áreas protegidas

Março foi mês de intercâmbio, workshop e Fórum Florestal

Intercâmbio da Rede Trinacional de Restauração da Mata Atlântica Entre os dias 6 e 8 de março, recebemos membros da Fundación Vida Silvestre da Argentina e uma representante da WeForest para um intercâmbio no âmbito das ações da Rede Trinacional de Restauração da Mata Atlântica. A visita técnica aconteceu nas áreas em processo de restauração realizadas

Áreas protegidas

Projetos responsáveis pela compensação de impactos em cavidades naturais subterrâneas estão em etapa final

Em 25 de março de 2021 o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Margem Companhia de Mineração firmaram o Termo de Compromisso de Compensação Espeleológica – TCCE nº 01/2021, com o objetivo de consolidar as obrigações das partes para a execução de seis projetos visando a compensação pelos impactos negativos irreversíveis

Rolar para cima