Iniciativa incorpora a conservação da natureza à agenda de finanças sociais no Quilombo Rio Verde

Compartilhe esse conteúdo

O projeto “Sementes e Mudas do Quilombo para a Grande Reserva” foi submetido e aprovado junto a Chamada Produtos e Serviços da Natureza, da Fundação Grupo Boticário, e será desenvolvido por um conjunto de instituições parceiras, sendo que técnicos do Mater Natura estarão envolvidos intensamente na gestão e execução do projeto. 

O objetivo da proposta é incorporar a conservação da natureza à agenda de finanças sociais no Quilombo Rio Verde, uma área de 5.264,88 ha situado na APA de Guaraqueçaba-PR, por meio da consolidação de produtos da natureza na renda local, especificamente mudas e sementes, contribuindo para a solidificação da comunidade enquanto importante ator social para o fornecimento de insumos associados à cadeia socioambiental da restauração florestal na região litorânea do Paraná.

Serão capacitados 20 membros da comunidade do Quilombo Rio Verde, para a coleta, beneficiamento e armazenamento de sementes e produção de mudas florestais nativas, visando abastecer a demanda de projetos de restauração por mudas e sementes com qualidade e em quantidade. 

As capacitações serão divididas em sete temas: – Identificação, marcação e acompanhamento fenológico de matrizes; – Técnicas de coleta de sementes; – Beneficiamento e armazenamento de sementes; – Técnicas de superação de dormência e germinação de sementes; – Produção de mudas; – Técnicas de manejo em viveiro de produção de mudas nativas; e – Planejamento e gestão de negócios.

O estabelecimento de redes de sementes envolvendo comunidades tradicionais é a melhor alternativa para o fornecimento destes insumos com qualidade e variedade genética, em quantidade suficiente para suprir as demandas da cadeia da restauração sem ser fonte de degradação para os remanescentes nativos.

O projeto visa criar junto ao Quilombo Rio Verde o primeiro núcleo da Rede de Sementes do Paraná, no litoral do Paraná, capacitando a comunidade para a coleta e beneficiamento de sementes, produção de mudas e comercialização destes produtos. Com isto, pretende-se proporcionar o fornecimento de insumos importantes para a cadeia da restauração, gerar emprego e renda para a comunidade e garantir o uso adequado e sustentável do remanescente de floresta nativa do quilombo. 

A solução atuará na capacitação da comunidade em todos os aspectos necessários para a estruturação de um negócio viável e sustentável atrelado à cadeia da restauração, além de acompanhar e dar suporte técnico nos dois primeiros anos do estabelecimento da solução. 

Serão realizados cursos teórico-práticos no início do período, de modo que todos estejam aptos a participar ativamente das ações em campo e para que estejam cientes de todos os aspectos relacionados à implementação de um núcleo de rede de sementes e mudas. Com isso, desde o início todos terão a oportunidade de se aprofundar nos assuntos de maior interesse e identificar aptidões para assumirem funções específicas nesta cadeia da sociobiodiversidade. 

Com o sucesso deste núcleo, os participantes da solução estarão aptos a capacitar outras comunidades da região para o estabelecimento efetivo de uma rede de sementes com potencial para abranger toda a Grande Reserva Mata Atlântica.

Previous slide
Next slide

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Nossas ações

Participe do Mutirão de remoção de braquiárias-d’água em Antonina!

O projeto “Olha o Clima, Litora!” promove, no dia 11/05, a partir das 8h30, o Mutirão de remoção de braquiárias-d’água, em Antonina, no Litoral do Paraná. As braquiárias-d’água são capins exóticos invasores (não nativos da região) que ameaçam seriamente a biodiversidade local, transformando em “desertos verdes” as áreas onde se espalham, por dificultarem a sobrevivência

Nossas ações

1º Encontro de Diálogo de Saberes debate temas ambientais com comunidade de Antonina

O 1º Encontro de Diálogo de Saberes promoveu, no dia 11 de abril, importantes trocas entre a comunidade pesqueira tradicional de Antonina/PR e especialistas da área ambiental. O evento faz parte das ações do projeto “Olha o Clima, Litoral!”, realizado pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais, com apoio da Petrobras por meio do

Rolar para cima