Conheça a atuação do Mater Natura no Pacto pela Restauração da Mata Atlântica

Compartilhe esse conteúdo

28 de abril de 2019, notícia publicada pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais.

O Mater Natura integra diferentes instâncias de participação coletiva que estão em consonância com sua missão. A partir dessa edição de nosso Informativo, vamos selecionar uma dessas iniciativas para apresentar um pouco de sua história e objetivos.

O Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, é o primeiro a ser abordado. É um movimento formado por diferentes setores da sociedade brasileira, lançado em 07 de abril de 2009, ou seja, neste mês o Pacto completou 10 anos!

Tem como objetivo articular os diferentes segmentos da sociedade que o compõe (instituições públicas e privadas, comunidade científica, e empresas) a somar esforços em busca de sua missão que é restaurar e conservar o bioma Mata Atlântica. A meta do Pacto é viabilizar a recuperação de 15 milhões de hectares até 2050 com indicadores de monitoramento demonstrando os resultados alcançados.

O Mater Natura compõe o Pacto desde a sua formação, sempre atuando em seu Conselho de Coordenação. No último dia 18 de abril ocorreu a posse do novo Conselho e escolha da nova Coordenação Nacional para a gestão 2019-2020. A coordenadora desta gestão será Ludmila Pugliese, representando a empresa Kawa Estratégias Sustentáveis. Ela atua no Pacto desde a sua fundação, e nas duas últimas gestões foi secretária executiva e coordenadora do GT de Gênero e Diversidade.

Além da Coordenação Nacional, Conselho e Grupos de Trabalho, também compõe o Pacto pela Mata Atlântica as Unidades Regionais (URs), sendo 18 unidades em 10 estados. As Unidades Regionais visam propiciar que o Pacto atue de maneira descentralizada em cada estado, auxiliando na identificação dos cenários e dos atores locais. O Mater Natura é a Unidade Regional do Pacto no Paraná!

Muitas foram as ações do Pacto nestes 10 anos, entre elas: contribuição para formulação e implementação de políticas públicas direcionadas à restauração florestal na Mata Atlântica; capacitação de atores envolvidos em ações e projetos de restauração florestal; geração, sistematização e difusão de conhecimentos sobre restauração florestal; campanha de alavancagem de projetos de restauração da Mata Atlântica com mobilização de recursos para apoio a projetos de restauração florestal, citando-se principalmente a parceria com o mecanismo de busca Ecosia; publicação da cartilha “Semeando Equidade” sobre a perspectiva de gênero na restauração de paisagem, entre outros.

O Pacto é uma iniciativa de caráter coletivo e sua atuação e ações desenvolvidas reforçam a importância da participação social nos diferentes setores da sociedade, inclusive para a conservação dos recursos naturais.

Capacitação de representantes das Unidades Regionais em 2016 na RPPN Reserva Ecológica de Guapiaçu no Rio de Janeiro.
Capacitação de representantes das Unidades Regionais em 2016 na RPPN Reserva Ecológica de Guapiaçu no Rio de Janeiro.

 

Ludmila Pugliese, Ana Paula Silva e Paulo Pizzi, em evento organizado pelo Pacto e o Mater Natura em 2017 em Curitiba.
Ludmila Pugliese, Ana Paula Silva e Paulo Pizzi, em evento organizado pelo Pacto e o Mater Natura em 2017, em Curitiba-PR.
Cartilha 1 da publicação "Semeando Equidade"
Cartilha 1 da publicação “Semeando Equidade”

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Áreas protegidas

Março foi mês de intercâmbio, workshop e Fórum Florestal

Intercâmbio da Rede Trinacional de Restauração da Mata Atlântica Entre os dias 6 e 8 de março, recebemos membros da Fundación Vida Silvestre da Argentina e uma representante da WeForest para um intercâmbio no âmbito das ações da Rede Trinacional de Restauração da Mata Atlântica. A visita técnica aconteceu nas áreas em processo de restauração realizadas

Áreas protegidas

Confira as novidades de março de 2024 dos projetos do Mater Natura

Gestão de projetos de estudos do Patrimônio Espeleológico no Paraná Em 25 de março de 2021, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), por intermédio do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (CECAV), firmaram com a empresa Margem Companhia de Mineração (Supremo Cecil Cimentos) o Termo de Compromisso de Compensação Espeleológica

Rolar para cima