A intensa e histórica participação do Mater Natura em redes e colegiados

Compartilhe esse conteúdo

28 de abril de 2019, notícia publicada pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais.

Desde sua fundação, em 1983, o Mater Natura integra ativamente os conselhos, comitês, redes e outras instâncias similares de participação social com as quais nossa OSCIP tenha afinidade em relação ao cumprimento da missão de conservação da diversidade cultural e biológica. Neste sentido, temos um histórico de envolvimento com mais de 30 distintos colegiados, nas últimas décadas, conforme pode-se visualizar clicando neste link e a seguir no quadro “Conheça as instâncias participativas para as quais fomos eleitos ou indicados”.

Reafirmando, essa nossa linha de atuação, em abril, participamos das seguintes atividades:

O Mater Natura indicou suas representantes nos Conselhos Consultivos da APA de Guaraqueçaba, do Parque Nacional do Superagui e da ESEC de Guaraqueçaba, instâncias nas quais participa desde 2006 (nas duas primeiras UCs) e 2012, na última.

Dia 18 ocorreu a posse do novo Conselho de Coordenação do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, gestão 2019-2020, o qual apresenta um total de 25 conselheiros, distribuídos nos seguintes seguimentos e número de vagas: Associações e Colegiados (2); Centros de Pesquisa (2); Empresas (8); ONG (9), Setor Governamental (4). O Mater Natura, que foi um dos fundadores do Pacto em abril de 2009, foi reconduzido para uma das vagas do segmento ONGs.

Dia 16 ocorreu a escolha dos 4(quatro) representantes do terceiro setor para o Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH), sendo dois titulares e dois suplentes. Para as vagas haviam 6(seis) instituições concorrentes: Instituto Internacional Arayara; Instituto de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS); Associação Planeta D´o; Centro de Estudos, Defesa e Educação Ambiental – CEDEA; Ideia Ambiental e Mater Natura. As duas primeiras foram indicadas pelo grupo, em consenso, como as titulares e a terceira e quarta citadas, como suplentes.

No dia 22 ocorreu reunião setorial para escolha das entidades ambientalistas para compor o Conselho do Parque Nacional Guaricana. Ao setor “Usuários do Território – Conservação” foram ofertadas 4(quatro) vagas, e houve a candidatura de 8 (oito) instituições. Na citada reunião, foram escolhidas como titulares: SPVS, Associação dos Protetores de Áreas Verdes de Curitiba e Região Metropolitana (APAVE), Observatório de Conservação Costeira (OC2) e Comissão de Direito Ambiental da OAB-PR, e como suplentes: Mater Natura; Observatório de Justiça e Conservação – OCJ; Rede de Unidades Pró Conservação – Rede PróUC e Conselho Municipal de Meio Ambiente de São José dos Campos.

Em abril, também foi iniciado o processo eletrônico de votação das afiliadas para compor a Coordenação Nacional, o Conselho Fiscal e os Elos Estaduais da Rede das Organizações Não-Governamentais da Mata Atlântica – RMA, sendo o Mater Natura candidato a uma das vagas da Coordenação Nacional para a Região Sul. O processo eleitoral se estenderá ao longo do mês de maio, e as ONGs eleitas serão homologadas na 16ª Assembleia Geral da RMA, a se realizar dia 29 de maio em São Paulo-SP.

Reunião Setorial das Entidades Ambientalistas para uma vaga no Conselho Consultivo do Parque Nacional GuaricanaReunião para escolha das vagas de titular e suplente no setor “Usuários do Território – Conservação” do Conselho do Parque Nacional Guaricana.

 

 

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Nossas ações

1º Encontro de Diálogo de Saberes debate temas ambientais com comunidade de Antonina

O 1º Encontro de Diálogo de Saberes promoveu, no dia 11 de abril, importantes trocas entre a comunidade pesqueira tradicional de Antonina/PR e especialistas da área ambiental. O evento faz parte das ações do projeto “Olha o Clima, Litoral!”, realizado pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais, com apoio da Petrobras por meio do

Biblioteca Olha o Clima, Litoral!

Cartilha “Realidade e desafios da pesca artesanal em Antonina”

Instagram Facebook-f Linkedin Youtube Cartilha “Realidade e desafios da pesca artesanal em Antonina” A Cartilha “Realidade e desafios da pesca artesanal em Antonina” é fruto das informações obtidas ao longo das Oficinas de Diálogo Participativo (reuniões realizadas junto à comunidade pesqueira), que ocorreram no ano de 2023, como parte das atividades do projeto “Olha o

Rolar para cima