Pró Áreas Úmidas: Manejo de Braquiárias-D’Água em Fazenda da Faber-Castell em Guaratuba (PR)

Financiador: Faber Castell
Início: 2015
Término: 2015
Financiador: Faber-Castell

 

Pró Áreas Úmidas: Manejo de Braquiárias-D’Água em Fazenda da Faber-Castell em Guaratuba (PR)

 

Participação do Mater Natura no Projeto: Instituição proponente e executora

Financiador: Faber-Castell

Parceiro: Reserva Bicudinho-do-brejo

Equipe Executora:
Coordenação: Bianca Luiza Reinert

 

Descrição

O manejo das braquiárias-d’água está sendo realizado com muito sucesso na Reserva Bicudinho-do-brejo e em alguns pontos no estuário da baía de Guaratuba, com o Programa Controle das braquiárias-d´água para a conservação do bicudinho-do-brejo na APA de Guaratuba, patrocinado pela Fundação Grupo Boticário. Entretanto, existem outros pontos de contaminação biológica que carecem de manejo. Um desses pontos é o antigo porto de acesso da propriedade rural da Faber Castell, vizinha à Lagoa do Parado e à Reserva. Caso essa área não fosse manejada a braquiária-d’água desse porto iria, em breve, invadir a área que está sendo manejada da Reserva Bicudinho-do-brejo, portanto, foi considerado imprescindível eliminar essa espécie exótica invasora da área da Faber Castell.

O manejo das braquiárias-d’água (Brachiaria subquadripara e B. mutica) em área de 0,48 ha, de propriedade da empresa Faber-Castell, foi realizado em quatro campanhas de cinco dias cada e com até seis funcionários, nos meses de agosto e setembro de 2015.

A manutenção da área manejada foi realizada voluntariamente pela equipe do projeto, ao longo de seis meses posteriores à conclusão das campanhas de campo.

Rolar para cima