Heterogeneidade ambiental e diversidade de anuros (Amphibia: anura) dos Campos Gerais

Financiador: Fundação Grupo Boticário
Início:
Término:
Financiador: Fundação Grupo  Boticário de Proteção à Natureza - FBPN

 

Heterogeneidade ambiental e a diversidade de anuros (Amphibia: Anura) dos Campos Gerais, Paraná, Brasil

 

Participação: Instituição proponente e executora.

Financiador: Fundação Grupo  Boticário de Proteção à Natureza – FBPN

Parceiro: UNESP – Campus São José do Rio Preto

Equipe Executora:
Coordenação Técnica: Lucas Batista Crivellari
Técnicos: Profa. Dra. Denise de Cerqueira Rossa Feres, Dr. Carlos
Eduardo Conte

 

Descrição

O Projeto foi desenvolvido na região dos Campos Gerais, região que apresenta cobertura predominantemente herbácea com elementos arbustivos e lenhosos (Estepes), interrompido pela ocorrência de Floresta com Araucária, que aparece na forma de matas ciliares ou em capões isolados. Os Campos Gerais estão entre os ecossistemas mais ameaçados do Brasil.

A relevância deste estudo deve-se a uma série de fatores, como: (a) a importância biológica das formações de campos naturais associados à Floresta com Araucária; (b) a constatação da pequena quantidade de informações sobre a fauna de anfíbios da região, seja na literatura ou mesmo em registros nas coleções de referência no estado do Paraná, como o Museu de História Natural do Capão da Imbuia (MHNCI); (c) a carência de inventários e estudos sistemáticos de médio e longo prazo neste ambiente.

O objetivo do projeto foi o de descrever a estrutura de taxocenoses de anuros, determinando o uso de habitats, verificando se há influência da heterogeneidade ambiental na riqueza e composição de espécies das taxocenoses de anfíbios anuros nas áreas amostradas.

O esforço amostral foi concentrado nos meses de outubro de 2010 a março de 2011, sendo realizadas etapas de amostragem com duração de dez dias consecutivos. Ao todo foram amostrados 37 corpos d’água pelos seguintes métodos: levantamento em sítio de reprodução; busca ativa; transecção por busca aural.

A determinação da heterogeneidade ambiental de cada corpo d’água foi realizada com base na determinação de pelo menos dez descritores ambientais. Esse estudo foi pioneiro para este tipo de formação vegetal e forneceu informações imprescindíveis para a elaboração de planos de conservação e manejo.

Rolar para cima