Estudo de caso sobre a regularização do manejo de bracatinga em áreas de produção de tabaco

Financiador: Japan Tobacco International (JTI)
Início: Maio 2016
Término: Dezembro 2017
Financiador: Japan Tobacco International – JTI

 

Participação do Mater Natura no Projeto: Instituição proponente e executora

Financiador: Japan Tobacco International – JTI

Equipe Executora:
Coordenação: Flávio Bonilauri
Técnico: Francisco Putini

 

Descrição:

A bracatinga é uma árvore nativa da Floresta com Araucária, muito utilizada por agricultores familiares como lenha. E é um bom exemplo do quanto os agricultores precisam se ajustar a legislação: apesar de ter sido tradicionalmente manejada desde a colonização do sul do Brasil, atualmente os agricultores necessitam de autorização dos órgãos ambientais para sua exploração.

Neste contexto, através do projeto Conscientização de produtores de tabaco sobre a regularização do manejo de bracatinga, o Mater Natura produziu uma cartilha voltada aos produtores de tabaco da JTI e realizou oficinas participativas em onze municípios de Santa Catarina e cinco do Paraná, que enfatizaram os passos para a regularização do uso de lenha nativa para o uso nas estufas de tabaco.

Dando continuidade a este trabalho junto aos produtores, foi inicializado no mês de Maio de 2016 o processo de licenciamento do manejo da bracatinga em duas propriedades em Santa Catarina junto a FATMA (Fundação do Meio Ambiente), colocando em prática o que foi descrito na cartilha. Através deste trabalho vamos poder realmente conhecer os custos, o tempo, as dificuldades e facilidades do processo de licenciamento e manejo da bracatinga por pequenos produtores rurais.

Rolar para cima