eBook compartilha experiência com coleta de frutos e sementes na Mata Atlântica

Compartilhe esse conteúdo

Como um dos produtos finais do projeto Refloresta o Lagamar, a equipe técnica elaborou um eBook rico em informações para auxiliar na coleta de frutos e sementes na Mata Atlântica. O material, que faz parte das ações de compartilhamento de conhecimentos gerados pelo projeto, detalha a experiência da equipe na região, com foco em metodologias aprimoradas, técnicas de coleta e identificação de espécies. 

Também estão descritos os resultados e as técnicas utilizadas ao longo do projeto, com destaque para o aperfeiçoamento de metodologias ao longo de sua execução. A coleta de sementes, em particular, recebeu atenção especial, com um guia detalhado sobre técnicas de escalada em árvores.

Para auxiliar na identificação precisa das espécies, o eBook inclui 20 pranchas detalhadas, com informações sobre a planta, o fruto, o período de coleta, a época de frutificação, a periodicidade de produção de frutos e curiosidades sobre a árvore.

“O eBook é valioso para profissionais, pesquisadores e entusiastas que trabalham com a coleta de frutos e sementes na Mata Atlântica. A riqueza de informações e o detalhamento das técnicas garantem um guia completo para auxiliar na preservação da biodiversidade desse bioma tão importante”, conta o engenheiro florestal e responsável técnico pela marcação de matrizes e coleta de sementes do projeto, Daniel Zambiazzi Miller.

Um dos destaques do material é o calendário fenológico, que funciona como um guia mensal de coleta de frutos e sementes na Mata Atlântica da região litorânea do Paraná. Listando as espécies monitoradas e os períodos de coleta, o calendário se torna uma ferramenta essencial para o planejamento de futuras coletas.

O projeto Refloresta o Lagamar foi realizado pelo Mater Natura no período de dezembro de 2021 a abril de 2024, com o apoio do Programa Mata Atlântica uma cooperação entre os ministérios do Meio Ambiento do Brasil e da Alemanha e o financiamento do KFW Entwicklungsbank (Banco Alemão de Desenvolvimento) e a gestão técnica-financeira do Funbio.

Confira o eBook aqui.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Biblioteca Olha o Clima, Litoral!

Mudança climática: projeções e recomendações para o Litoral do Paraná – Estudos de elevação do nível do mar e quantificação de estoques de carbono azul

O relatório Estudos de elevação do nível do mar e quantificação de estoques de carbono azul é o primeiro de uma série de publicações intitulada Mudança climática: projeções e recomendações para o Litoral do Paraná, que serão concluídas até o final do ano pelo projeto “Olha o Clima, Litoral!”, realizado pelo Mater Natura – Instituto

Nossas ações

2º Encontro Diálogo dos Saberes abordou temas como mudança climática e impactos na pesca

No último sábado (29/07), o projeto “Olha o Clima, Litoral!” realizou o 2º Encontro de Diálogo de Saberes, em conjunto com a Festa do(a) Pescador(a) em Antonina/PR, na Praia da Ponta da Pita. A ação buscou se aproximar da população local, especialmente pescadores e pescadoras tradicionais, para promover trocas com especialistas ambientais sobre temas como

Rolar para cima