Mater Natura apoia realização de Ciclo de Oficinas para Qualificação do Conselho Gestor do PNSHL

Compartilhe esse conteúdo

12 de Janeiro de 2019, notícia publicada pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais.

O Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange (PNSHL) foi criado em maio de 2001, na Serra do Mar paranaense. Iniciado em 2006 e 2007, ações como o processo de implantação do Conselho Consultivo do Parque, as adequações do seu Plano de Ação e Regimento Interno, bem como os projetos de capacitações realizados ao longo de sua existência, contaram sempre com a colaboração das instituições do terceiro setor que fazem parte do Conselho, principalmente do Mater Natura.

Desde abril de 2016, a Educadora Ambiental Renata Garrett Padilha, técnica do Mater Natura, e os gestores dos Parques Nacionais de Saint-Hilaire/Lange e Guaricana (ambos vinculados ao ICMBio), da APA Estadual de Guaratuba e do Parque Estadual Boguaçu (vinculados ao Instituto Ambiental do Paraná – IAP), trabalham juntos em um projeto de integração dos conselhos gestores destas quatro unidades de conservação. Especificamente, para o PNSHL, este processo resultou na reestruturação do seu Conselho, focado na análise e caracterização do uso do território da Unidade de Conservação (UC), em 2017.

Com a posse dos novos conselheiros, no início de 2018, houve a necessidade de qualificá-los para o desenvolvimento de suas atividades no Conselho, familiarizando-os com o processo de gestão da UC. Para tanto, foi elaborado um Ciclo de Oficinas de Qualificação do Conselho Gestor do PNSHL, que propiciasse o empoderamento dos novos conselheiros para estimular o envolvimento e participação, a fim de identificar estratégias de gestão conjunta com as representações do Conselho.

O Ciclo contou com cinco oficinas, ao longo do ano de 2018, para qualificação dos conselheiros e elaboração de instrumentos de gestão do Conselho Consultivo e da UC, através de palestras, exposições dialogadas e trabalhos em grupos, resultando na adequação do atual Regimento Interno, elaboração do Plano de Ação do Conselho e na criação das Câmaras Temáticas (CT) Plano de Manejo e Uso Público.

O Conselho pretende dar andamento no seu Plano de Ação, focando em três temas escolhidos como prioritários até 2020: (I) Plano de Manejo; (II) Uso Público; (III) Comunicação e Educação Ambiental. Para 2019, a CT Plano de Manejo irá desenvolver o Guia do Participante, dando início ao primeiro passo da elaboração do Plano de Manejo do Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange, que deverá ser finalizado até 2020, de acordo com a gestão da Unidade e os interesses do Conselho.

Abaixo as fotos das oficinas.

Oficina 2 - Qualificação do Conselho do PNSHL
Oficina 2 – Ciclo de Oficinas de Qualificação do Conselho Gestor do PNSHL
Oficina 3 - Qualificação do Conselho do PNSHL
Oficina 3 – Ciclo de Oficinas de Qualificação do Conselho Gestor do PNSHL
Oficina 4 - Qualificação do Conselho do PNSHL
Oficina 4 – Ciclo de Oficinas de Qualificação do Conselho Gestor do PNSHL
Oficina 5 - Conselho PNSHL
Oficina 5 – Ciclo de Oficinas de Qualificação do Conselho Gestor do PNSHL

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Notícias

Projeto Paisagens Conversas avança em ações para restauração em SC

No dia 29 de abril a equipe do projeto “Paisagens Conversas: Restauração Ecológica na Mata Atlântica” se reuniu com o secretário de agricultura de Doutor Pedrinho/SC, moradores de entorno da Reserva Biológica Estadual do Sassafrás e representantes desta UC para apresentação dos resultados da Meta I (Diagnóstico socioambiental) e divulgação das ações planejadas para a

Notícias

Eventos e articulações para fortalecer políticas públicas e a educação ambiental

Pint of Science 2025: ciência e conservação dos oceanos em Pontal do Paraná No próximo dia 21 de maio, participaremos da primeira edição do Pint of Science em Pontal do Paraná, na programação do maior festival de divulgação científica do mundo. O evento acontecerá no bar Cordeiro na Lata, a partir das 19h, e reunirá

Rolar para cima