Outras novidades:
- Realizamos quatro censos para o monitoramento de avifauna;
- Registramos pontos de ocorrência dos bicudinhos-do-brejo anilhados, para mapeamento do território.
Articulação e Adaptação à mudança climática
Fizemos uma reunião com o Laboratório de Geoprocessamento e Estudos Ambientais (LAGEAMB) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para apresentar o nosso projeto. Na ocasião, também discutimos sobre alguns dos principais instrumentos de ordenamento territorial e estratégias de articulação, como a análise sistemática dos Planos Municipais da Mata Atlântica.
Nossos experts da Adaptação à mudança climática falaram com a equipe técnica do LAGEAMB com o objetivo de desenvolver possíveis parcerias ao longo do projeto. O laboratório dividiu conosco o mapeamento detalhado que fizeram da região de atuação do projeto, que já está sendo utilizado para nossas projeções.
Também concluímos as mensurações de área, em hectares, dos remanescentes de mangues e ecossistemas associados para o cenário atual, bem como para os cenários futuros dos anos 2050 e 2100.
Socioambiental
Também iniciamos, em março, o curso de formação “Educação Ambiental, Meio Ambiente e Gestão do Risco Climático" para 18 profissionais da rede pública de educação do município de Antonina. Até agora já realizamos três módulos de um total de nove encontros.
Este curso seguirá sendo aplicado até novembro, com carga horária total de 40 horas, contando as atividades presenciais, online e a aplicação prática nas escolas. O intuito é instrumentalizar os profissionais da educação de Antonina para atuação como agentes ambientais multiplicadores em prol da conservação dos ecossistemas locais e gestão dos riscos climáticos.
Comunicação
Estamos a todo vapor nas redes sociais. Ajude nosso trabalho a chegar mais longe, acompanhando nosso Instagram, Facebook e Linkedin.
Até a próxima!
Equipe do Projeto Olha o Clima, Litoral!