Revisão do Plano de Manejo das RPPNs Rancho Sonho Meu reforça a conservação nos Campos Gerais

Compartilhe esse conteúdo

Em novembro de 2024, foi protocolado junto ao Instituto Água e Terra (IAT) a revisão do Plano de Manejo das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) Rancho Sonho Meu I e II, realizada pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais.

Localizadas no município de Tibagi, no Paraná, as RPPNs pertencem a Nicolaas Johannes Biersteker e Douwtje Cornélia de Geus Biersteker e fazem parte da Fazenda Guartelá, adquirida pela família em 2001. 

Vista panorâmica da RPPN Rancho Sonho Meu II, com destaque para a região de Tensão Ecológica ao fundo, onde é possível observar a transição entre as tipologias florestal e estepe

Motivados pela proteção e conservação da área, os proprietários buscaram orientação do então Instituto Ambiental do Paraná (IAP), que recomendou a criação das reservas. Elas foram oficialmente reconhecidas em 22 de janeiro de 2008, por meio das Portarias 17 e 18 do IAP.

O primeiro Plano de Manejo das RPPNs foi elaborado em 2010 pelo Mater Natura, com financiamento da “Aliança para Conservação da Mata Atlântica”, uma parceria entre as ONGs Conservação Internacional e SOS Mata Atlântica. Em setembro de 2023, o Sr. Nicolaas solicitou ao Mater Natura a revisão desse documento, visando aprimorar as estratégias de gestão e conservação.

Capa do Plano de Manejo das RPPNs Rancho Sonho Meu I e II revisado

Para a revisão, nossa equipe realizou um diagnóstico abrangente, que incluiu levantamento de dados secundários, visitas a campo e entrevistas com os proprietários e funcionários. O processo contou com a participação ativa dos proprietários, especialmente na atualização do zoneamento e na redefinição dos programas de manejo, assegurando a eficiência e efetividade das ações propostas.

As RPPNs Rancho Sonho Meu I e II protegem uma área total de 252,43 hectares, conectando-se ao Parque Estadual do Guartelá e à RPPN Itaytyba. Essa conexão forma um corredor ecológico estratégico para a conservação da biodiversidade nos Campos Gerais. Vale lembrar que o Mater Natura também elaborou o Plano de Manejo da RPPN Itaytyba, aprovado pelo IAP em 2009, pela Portaria 235.

Confira mais fotos das RPPNs:

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Notícias

Projeto Paisagens Conversas avança em ações para restauração em SC

No dia 29 de abril a equipe do projeto “Paisagens Conversas: Restauração Ecológica na Mata Atlântica” se reuniu com o secretário de agricultura de Doutor Pedrinho/SC, moradores de entorno da Reserva Biológica Estadual do Sassafrás e representantes desta UC para apresentação dos resultados da Meta I (Diagnóstico socioambiental) e divulgação das ações planejadas para a

Notícias

Eventos e articulações para fortalecer políticas públicas e a educação ambiental

Pint of Science 2025: ciência e conservação dos oceanos em Pontal do Paraná No próximo dia 21 de maio, participaremos da primeira edição do Pint of Science em Pontal do Paraná, na programação do maior festival de divulgação científica do mundo. O evento acontecerá no bar Cordeiro na Lata, a partir das 19h, e reunirá

Rolar para cima