Projeto Político Pedagógico Mediado Pela Educação Ambiental (PPPEA) de Guaratuba é finalizado com direito à festa feira

Compartilhe esse conteúdo

O Projeto Político-Pedagógico Mediado Pela Educação Ambiental (PPPEA) do Território da APA de Guaratuba, ferramenta para a gestão territorial participativa de seis Unidades de Conservação contempladas no documento: Parque Nacional Saint-Hilaire/Lange; Parque Nacional Guaricana; Parque Estadual do Boguaçu; APA Estadual de Guaratuba; Parque Natural Municipal Lagoa do Parado; e RPPN Encontro das Águas, acaba de ser lançado.

Resultado de dois anos de trabalho conjunto do Mater Natura com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Instituto Água e Terra (IAT), o PPPEA envolveu 63 atores sociais e 37 instituições do território entre outras instituições e movimentos sociais, e foi construído a partir da metodologia do ICMBio, através da Instrução Normativa nº 09/2018. 

Foram realizadas dez oficinas, dez reuniões interoficinas com os GTs Territoriais, além de inúmeras reuniões de planejamento e um trabalho incansável e voluntário dos participantes para realizar a leitura da realidade do território, levantando os problemas, conflitos e potencialidades ambientais, a fim de propor ações educativas para contribuir na conservação da biodiversidade, integrar e fortalecer a participação social nas ações previstas das UCs e a melhoria da qualidade de vida dos grupos sociais envolvidos.

 

O PPPEA foi apresentado em reunião conjunta dos seis Conselhos de Unidades de Conservação do litoral paranaense, no dia 17 de maio, e seu lançamento ocorreu na manhã do dia 24 de maio, no Centro de Eventos do Hotel Spazio Marine, com a participação de cerca de 100 pessoas. 

No período da tarde foi realizada a criação da Rede Gestora do PPPEA do Território da APA de Guaratuba, responsável pelo monitoramento e implementação do projeto. No dia 25/05 foi  realizado a “Festa Feira PPPEA na Praça” para celebrar junto à comunidade, com a exposição de projetos e ações de educação ambiental existentes no território, shows musicais e apresentações culturais.

Os técnicos do Mater Natura, Renata Garrett Padilha, Karina Luíza de Oliveira, Juliana Ventura de Pina, Anne Zugman, Daniel Zambiazzi Miller e Pedro Cittolin Richetti, contribuíram para a organização do evento, além de apresentarem três de nossos projetos executados no território: Projeto “Olha o Clima, Litoral!”; Projeto “Refloresta o Lagamar: fortalecimento de áreas protegidas e da cadeia produtiva de restauração para a conservação da Mata Atlântica”; e Projeto “Selva: turismo científico e ciência cidadã”.

O Mater Natura, agora faz parte da Rede Gestora do PPPEA do Território da APA de Guaratuba e estará colaborando na articulação, mobilização, captação de recursos, execução e monitoramento das ações educativas propostas para o território.

Saiba mais sobre o PPPEA:

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Notícias

Câmeras no alto das árvores para observar animais que comem e dispersam sementes

Projeto monitora comportamento da fauna dispersora de sementes no litoral do Paraná  Uma das ações em destaque do projeto “Estudos da Restauração – Pesquisa, Estruturação e Planejamento” é o monitoramento da frugivoria em árvores raras e ameaçadas de extinção, como forma de compreender as interações entre fauna e flora e subsidiar estratégias de conservação. Com

Notícias

VETA TUDO, LULA! Mobilização contra o PL da Devastação

No último sábado (2 de agosto), Curitiba e, ao menos, outras 34 cidades brasileiras se uniram em protesto contra o Projeto de Lei 2159/2021, o chamado PL da Devastação, aprovado pelo Congresso Nacional na madrugada do dia 17 de julho. A proposta representa um grave retrocesso na política ambiental brasileira, ameaçando biomas, comunidades tradicionais, a

Rolar para cima