Programa de Gestão de Projetos de Estudos e Conservação do Patrimônio Espeleológico resulta em mais de 45 publicações

Compartilhe esse conteúdo

O Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais e a Margem Mineração (Cecil Cimentos), assinaram um Termo de Cooperação para atender ao Termo de Compromisso de Compensação Espeleológica nº 01/2021/ICMBio-CECAV. Dentre as atividades, o Mater Natura teve a responsabilidade de gerenciar a parte financeira e acompanhar a gestão técnica do projeto Espeleopiraí: patrimônio espeleológico arenítico da Escarpa Devoniana em Piraí da Serra/PR, além de acompanhar e gerir financeiramente outros cinco projetos aprovados em edital de financiamento específico.

Os resultados destes 6 projetos já foram ou estão sendo publicados agora (mais de 45 publicações), concluindo estudos que estas instituições já realizavam, auxiliando no desenvolvimento de pesquisadores na graduação e pós graduação. Assim, o programa contribuiu com as pesquisas pretéritas em desenvolvimento ou produziu outras inéditas, contribuindo para auxiliar na gestão conservacionista que o CECAV realiza destes ambientes tão singulares. 

Capa do Livro sobre o Projeto Espeleopiraí, de responsabilidade técnica do GUPE – Grupo Universitário de Pesquisas Espeleológicas.

A seguir estão selecionados os 05 projetos aprovados no edital:

 

Projeto

Instituição

Coordenação

Influência de fatores ambientais em distintas escalas na composição e riqueza de invertebrados cavernícolas na Mata Atlântica do Norte do Paraná.

Centro de Estudos em Biologia Subterrânea – UFLA

Marconi Silva

A Gruta dos Paiva e seu entorno (Parque Estadual Intervales) – a importância de estudos básicos para implementação de estratégias de conservação e manejo

Instituto Brasileiro de Estudos Subterrâneos – IBES

Maria Elina Bichuette

Cavernas como modelo para análise de mudanças climáticas: a importância de estudos básicos para implementação de estratégias de conservação

Instituto Brasileiro de Estudos Subterrâneos – IBES

Maria Elina Bichuette

Análise de Uso Público e fatores de pressão sobre a gruta da Lancinha, como subsídios ao manejo adequado do monumento  natural.

Grupo de Estudos Espeleológicos do Paraná – Açungui – GEEP – Açungui

Gisele Sessegolo

Registro sedimentar cársticos em cavernas no sistema cárstico do supergrupo açungui para compreensão das variações paleoambientais

Universidade de Brasília – UNB

Rogerio Uagoda

Capa do Livreto Infantil: Guia para conhecer o mundo subterrâneo (GUPE). Este livreto também foi disponibilizado digitalmente em parceria com o projeto PAT Caminho das Tropas).

Estes projetos tinham como linha base temas que contribuíssem com as linhas temáticas constantes nos componentes 1 e 3 do Programa Nacional de Conservação do Patrimônio Espeleológico Nacional – PNCPE (Portaria MMA n°358/2009). O componente 1 refere-se ao conhecimento do patrimônio espeleológico e o componente 3 à Utilização Sustentável dos Componentes do Patrimônio Espeleológico.

Além destes projetos já citados, o Comitê Gestor aprovou mais um projeto, com a finalidade de produção de material de comunicação, intitulado “Divulgação de conhecimento sobre ecologia e conservação de cavernas do Paraná” coordenado pelo Prof. Marconi – Centro de Estudos em Biologia Subterrânea – UFLA. Este projeto foi executado nos últimos 4 meses do Programa – que foi concluído em maio de 2024 -, com recurso remanescente do TCCE.

Capa de duas cartilhas ilustradas, desenvolvidas abordando conceitos fundamentais associados à ecologia e conservação das cavernas no Paraná (UFLA)

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Notícias

Projeto Paisagens Conversas avança em ações para restauração em SC

No dia 29 de abril a equipe do projeto “Paisagens Conversas: Restauração Ecológica na Mata Atlântica” se reuniu com o secretário de agricultura de Doutor Pedrinho/SC, moradores de entorno da Reserva Biológica Estadual do Sassafrás e representantes desta UC para apresentação dos resultados da Meta I (Diagnóstico socioambiental) e divulgação das ações planejadas para a

Notícias

Eventos e articulações para fortalecer políticas públicas e a educação ambiental

Pint of Science 2025: ciência e conservação dos oceanos em Pontal do Paraná No próximo dia 21 de maio, participaremos da primeira edição do Pint of Science em Pontal do Paraná, na programação do maior festival de divulgação científica do mundo. O evento acontecerá no bar Cordeiro na Lata, a partir das 19h, e reunirá

Rolar para cima