Participação em eventos e políticas públicas

Compartilhe esse conteúdo

Monitoramento de projetos financiados pelo Funbio

Nos dias 01 e 02 de julho, o Mater Natura recebeu visita técnica do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade – Funbio para monitoramento dos projetos apoiados pelo Programa de Conservação da Biodiversidade do Litoral do Paraná (TAJ Litoral do Paraná). A atividade tem como foco a verificação dos produtos e avanços obtidos até o momento e a coleta de dados para avaliação de indicadores dos projetos Diálogo UC, Estudos da Restauração e Reservas Particulares do Lagamar Paranaense, financiados pelo Programa.

Mobilização contra o PL da Devastação

Seguimos mobilizados contra o Projeto de Lei 2159/2021 (conhecido como PL da Devastação), que tramita no Congresso Nacional e representa um retrocesso na legislação ambiental brasileira. Um novo ato nacional está marcado para o dia 13 de julho. O Mater Natura está engajado nessa mobilização por um licenciamento ambiental forte e em defesa dos biomas, povos e comunidades tradicionais.

Assembleia Geral do Mater Natura

No dia 27 de junho, realizamos a Assembleia Geral Extraordinária 01/2025 do Mater Natura, com a participação de associados efetivos, de forma híbrida (presencial e online). Na pauta, a aprovação do Balanço Patrimonial, a apresentação das atividades institucionais do ano de 2024, alteração dos estatutos sociais e a atualização da lista de associados efetivos.

Grupo Técnico de Manguezais

No dia 25 de junho estivemos na 1ª Reunião Presencial do Grupo de Trabalho de Manguezais, do projeto “Entre Mangues e Caranguejos”, coordenado pela SPVS – Instituto de Pesquisas em Vida Selvagem e Educação Ambiental. A reunião reuniu diversas instituições para debater a conservação desses ecossistemas essenciais para o litoral do Paraná.

Conferência de Meio Ambiente em Antonina

Também no dia 25 de junho, participamos da Conferência de Meio Ambiente promovida pelo Colégio Rocha Pombo, em Antonina (PR), com atividades educativas do nosso projeto “Olha o Clima, Litoral!”, voltadas à sensibilização sobre mudanças climáticas e conservação da biodiversidade.

Reunião da COE PR – Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

Em 24 de junho, participamos da reunião da Comissão Organizadora Estadual (COE) que coordena a mobilização de estudantes do ensino fundamental para a realização do segmento estadual da VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), com o propósito de incentivar o protagonismo juvenil e a mobilização das escolas para ações que promovam a justiça climática.

Protagonismo Curitiba 2025

No dia 30 de junho, participamos do evento “Protagonismo Curitiba 2025”, promovido pelo programa Selo Social, reforçando o compromisso com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS.

Workshop sobre RPPNs e Mudanças Climáticas

No dia 17 de junho, participamos do VI Workshop da RPPN Ernest Vargas Baptista, organizado pelos proprietários da RPPN e pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), em Dourados (MS). A associada Ana Paula Ferreira representou o Mater Natura na mesa de debate sobre parcerias para a restauração florestal e proteção de nascentes.

Reunião do Conselho Estadual de Recursos Hídricos

No dia 13 de junho, participamos da 42ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual  de Recursos Hídricos – CERH-PR.

Comitê de Bacia do Alto Iguaçu

Em 5 de junho, o Mater Natura foi eleito para uma das vagas titulares das ONGs no Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Iguaçu e Afluentes do Alto Ribeira (COALIAR), para o mandato de 2025-2029.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Notícias

RPPN Encontro das Águas revela surpreendente riqueza de biodiversidade em Paranaguá

A Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Encontro das Águas, localizada no município de Paranaguá, tem se consolidado como um verdadeiro refúgio da biodiversidade no litoral paranaense. Entre 2024 e 2025, a área passou por um extenso inventário biológico que revelou uma grande variedade de espécies da flora, fauna e funga, reforçando a importância da

Rolar para cima