Parcerias fortalecem restauração no Cerrado no Paraná

Compartilhe esse conteúdo

Nos dias 1º e 2 de abril de 2025, realizamos uma série de articulações estratégicas nos Campos Gerais do Paraná para fortalecer ações de retirada de espécies exóticas e restauração de áreas nativas de Cerrado — um dos biomas mais ameaçados do país.

A primeira atividade ocorreu em Ponta Grossa, em uma reunião com representantes do Instituto Água e Terra (IAT), do Ministério Público do Paraná (MPPR) e da Iniciativa Campos Gerais. O encontro teve como objetivo o planejamento conjunto de ações voltadas à restauração ecológica, com foco especial na coleta de sementes nativas, produção de mudas e mobilização para ações de campo na região.

No município de Jaguariaíva, a equipe do Mater Natura participou de uma reunião com representantes das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Turismo, além de técnicos do IAT. O diálogo buscou alinhar esforços para a retirada de espécies exóticas invasoras, recuperação de áreas de Cerrado e o fortalecimento de ações de educação ambiental no entorno do Parque Estadual Vale do Codó.

A programação incluiu ainda uma visita técnica ao parque, com avaliação de áreas impactadas por queimadas e sobrevoo com drone para delimitação das áreas prioritárias para restauração.

Imagem captada em visita técnica ao Parque Estadual Vale do Codó para avaliação de áreas impactadas por queimadas e delimitação das áreas prioritárias para restauração

O Cerrado nos Campos Gerais é uma das formações mais singulares e ameaçadas do estado do Paraná. A atuação conjunta entre organizações da sociedade civil, poder público e parceiros locais é essencial para garantir a proteção da biodiversidade, a recuperação de ecossistemas e o engajamento das comunidades na conservação dessas paisagens únicas.

Confira mais fotos das atividades:

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Notícias

Projeto Paisagens Conversas avança em ações para restauração em SC

No dia 29 de abril a equipe do projeto “Paisagens Conversas: Restauração Ecológica na Mata Atlântica” se reuniu com o secretário de agricultura de Doutor Pedrinho/SC, moradores de entorno da Reserva Biológica Estadual do Sassafrás e representantes desta UC para apresentação dos resultados da Meta I (Diagnóstico socioambiental) e divulgação das ações planejadas para a

Notícias

Eventos e articulações para fortalecer políticas públicas e a educação ambiental

Pint of Science 2025: ciência e conservação dos oceanos em Pontal do Paraná No próximo dia 21 de maio, participaremos da primeira edição do Pint of Science em Pontal do Paraná, na programação do maior festival de divulgação científica do mundo. O evento acontecerá no bar Cordeiro na Lata, a partir das 19h, e reunirá

Rolar para cima