Outubro intenso: ações para a construção de políticas públicas ambientais e participação em eventos

Compartilhe esse conteúdo

O Mater Natura, com sua longa trajetória na defesa do meio ambiente, acredita na força da participação coletiva para a construção de políticas públicas eficazes. E outubro foi um mês de intensa atividade nesse sentido, com a participação da equipe em diversos espaços de debate e formulação de políticas no Paraná e no Brasil.

Lançamento do PPPEA do Parque Nacional do Iguaçu

Participação em conselhos e comitês:

  • Conselho Consultivo do Parque Nacional Saint-Hilaire/Lange (PNSHL): discussões sobre a gestão do parque, com a participação da técnica Anne Zugman.
  • Conselho do Parque Nacional Guaricana (CONPARNA): Renata Padilha representou o Mater Natura em reunião que abordou temas relevantes para a conservação do parque.
  • Comitê da Bacia Litorânea: Anne Zugman contribuiu com o Grupo de Trabalho de Matas Ciliares, debatendo estratégias para a proteção desses importantes ecossistemas.
  • 5ª Conferência Nacional de Meio Ambiente (CNMA): Renata Garrett Padilha e César Tavares participaram da organização da Conferência, que reunirá especialistas e gestores para discutir o futuro da agenda ambiental brasileira.

Reunião do Conselho do Parque Nacional Guaricana

Diálogo e capacitação:

  • Estratégia de Advocacy em PSA: Renata Garrett Padilha e César Tavares conduziram oficinas de capacitação para o Fórum Florestal Paraná e Santa Catarina (FFPRSC), fortalecendo a participação da sociedade civil na implementação de políticas de Pagamento por Serviços Ambientais.
  • III Jornada Internacional de Biologia da Unicesumar: Larissa Teixeira, pesquisadora do Mater Natura, compartilhou conhecimentos sobre Educação Ambiental e Conservação em mesa redonda sobre estes temas.
  • Oficina integrada com o PPPEA do Território de Guaratuba: troca de experiências e aprendizado sobre a construção e implementação de Projetos Político-Pedagógicos mediados pela Educação Ambiental.

Participação social em destaque:

O Mater Natura teve papel fundamental em dois eventos relacionados ao Projeto Político-Pedagógico mediado pela Educação Ambiental (PPPEA):

Lançamento do PPPEA do Parque Nacional do Iguaçu: Renata Padilha participou do evento, que celebrou a construção colaborativa do projeto com diferentes atores sociais. O PPPEA do Parque Nacional do Iguaçu é um exemplo de como a Educação Ambiental pode ser ferramenta para o engajamento da comunidade na gestão de áreas protegidas.

Oficina do PPPEA do Território de Guaratuba: Renata Padilha apresentou o processo de elaboração do PPPEA da APA de Guaratuba, destacando a importância da Rede Gestora para o acompanhamento e avaliação do projeto.

Olhar atento às questões socioambientais:

O Mater Natura também se fez presente em audiência pública sobre a dragagem do Canal do Varadouro, reforçando o compromisso da instituição com a proteção dos ecossistemas costeiros. Saiba mais no link da notícia. 

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Notícias

Projeto Paisagens Conversas avança em ações para restauração em SC

No dia 29 de abril a equipe do projeto “Paisagens Conversas: Restauração Ecológica na Mata Atlântica” se reuniu com o secretário de agricultura de Doutor Pedrinho/SC, moradores de entorno da Reserva Biológica Estadual do Sassafrás e representantes desta UC para apresentação dos resultados da Meta I (Diagnóstico socioambiental) e divulgação das ações planejadas para a

Notícias

Eventos e articulações para fortalecer políticas públicas e a educação ambiental

Pint of Science 2025: ciência e conservação dos oceanos em Pontal do Paraná No próximo dia 21 de maio, participaremos da primeira edição do Pint of Science em Pontal do Paraná, na programação do maior festival de divulgação científica do mundo. O evento acontecerá no bar Cordeiro na Lata, a partir das 19h, e reunirá

Rolar para cima