Novo Livro Vermelho da Fauna Ameaçada do Paraná já está disponível!

Compartilhe esse conteúdo

O novo Livro Vermelho da Fauna Ameaçada de Extinção do Estado do Paraná já pode ser acessado! A publicação reúne dados atualizados sobre 339 espécies ameaçadas, resultado de um extenso trabalho técnico e científico conduzido em parceria pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais, a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), o Instituto Água e Terra (IAT) e o programa GEF Pró-Espécies, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).

A nova edição do Livro Vermelho atualiza e expande a versão de 2004, incorporando agora 339 espécies ameaçadas, incluindo mamíferos, aves, répteis, anfíbios, peixes e oito novos grupos de invertebrados, como moluscos e besouros, ampliando em 52% o número de espécies avaliadas desde a última revisão. Foram avaliadas 5.087 espécies de 15 táxons distintos, consolidando um importante instrumento para o planejamento de ações de conservação, o licenciamento ambiental, e a formulação de políticas públicas ambientais. Há atualmente 116 espécies criticamente em perigo, 107 em perigo e 116 vulneráveis.

Lançamento

O lançamento do livro representa a etapa final de um trabalho iniciado em 2022, que envolveu a revisão e ampliação da lista estadual de fauna ameaçada de extinção, publicada por meio do Decreto Estadual nº 6.040, de junho de 2024.

O livro foi lançado nesta Semana do Meio Ambiente, durante o Simpósio Latino-Americano de Biodiversidade e Mudanças Climáticas, realizado entre os dias 3 e 5 de junho em Foz do Iguaçu. No Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), a publicação foi lançada em Curitiba, com a abertura da exposição fotográfica “Fauna Ameaçada é Fauna a Ser Salva”, na Galeria das Quatro Estações, no Jardim Botânico. A exposição segue aberta ao público com visitação gratuita até o final de agosto.

Lançamento do Livro Vermelho durante o Simpósio Latino-Americano de Biodiversidade e Mudanças Climáticas, em Foz do Iguaçu

Um legado para a conservação

Desde 1995, o Paraná é pioneiro na criação de listas estaduais de espécies ameaçadas, sendo referência para outros estados brasileiros. A nova edição do Livro Vermelho atualiza e amplia as informações representando um avanço técnico significativo no enfrentamento da perda de biodiversidade.

As listas vermelhas são fundamentais para orientar políticas públicas, proteger espécies ameaçadas e engajar a sociedade na conservação da biodiversidade.

E quanto à flora?

A Lista da Flora Ameaçada do Paraná, publicada em 1995, continua sendo referência nas análises ambientais, com 593 espécies identificadas como ameaçadas. Em 2020, essa lista passou por uma atualização dos nomes científicos, conduzida pela Sociedade Chauá, mas ainda aguarda uma reavaliação completa com base nos critérios atuais de risco de extinção. O IAT já iniciou o processo de planejamento dessa revisão.

📘 Acesse o livro completoLivro Vermelho da Fauna Ameaçada de Extinção do Paraná – 2025 (PDF)

📄 Outros documentos importantes:

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Notícias

Eventos e reuniões de outubro ampliam conexões e fortalecem ações do Mater Natura

O mês de outubro foi marcado por uma série de encontros, eventos e atividades que reforçaram as parcerias institucionais do Mater Natura, promoveram a restauração ecológica em diferentes regiões do país e ampliaram a integração com comunidades, empresas e organizações parceiras. Restauração ecológica e integração com parceiros Nos dias 22 e 23 de outubro, o

Notícias

2º Festival Coaliza valoriza iniciativas de conservação e engajamento local

Nos dias 24 e 25 de outubro, o Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais marcou presença no 2º Festival Coaliza – Inovar com Raízes: Ciência, Impacto e Saberes do Litoral para Transformar, realizado no Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Paranaguá. Representando a instituição, estiveram presentes Renata Garret Padilha, pelos projetos Diálogo UC

Rolar para cima