Projeto Corredores de Biodiversidade promove curso de monitoramento florestal

Compartilhe esse conteúdo

27 de maio de 2021, notícia publicada pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais.

O Mater Natura está no quarto ano de execução do projeto Corredores de Biodiversidade. Com o patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o projeto realizou a restauração ecológica de 381 hectares em áreas localizadas no Paraná e Mato Grosso do Sul.

Além da restauração ecológica, a iniciativa prevê a capacitação de atores locais. Dessa forma, como parte do cumprimento dessa meta, nos dias 07 e 14 de maio aconteceu de forma virtual o “curso de curta duração: monitoramento em áreas de restauração”. O curso teve 16 participantes que atuam nas áreas onde ocorreu a restauração dos citados 381 ha – Parque Nacional do Iguaçu, Parque Nacional de Ilha Grande, Assentamento Zumbi dos Palmares, estes no Paraná, e Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema no Mato Grosso do Sul. O objetivo do curso, além da capacitação é também contar com o apoio dessas equipes na continuidade do monitoramento das áreas, mesmo depois da conclusão do projeto, formando uma Rede de Monitoramento Participativo dos processos de restauração ecológica no Corredor.

Os participantes assistiram uma aula sobre os conceitos teóricos que envolvem o monitoramento em áreas de restauração (Módulo I – figura 1) e posteriormente analisaram dados coletados nas campanhas de monitoramento realizadas pela equipe do projeto Corredores de Biodiversidade (Módulo II – figura 2), com o apoio e os esclarecimentos fornecidos pelos professores Antônio Carlos Galvão Melo e Natália Guerin.

Participantes Módulo I - Curso Monitoramento em áreas de restauração florestal.
Participantes Módulo I – Curso monitoramento em áreas de restauração florestal.

Ainda está previsto mais um contato com os participantes a fim de analisarem estratégias em conjunto para realizarem as futuras campanhas de monitoramento.

Participantes Módulo I - Curso Monitoramento em áreas de restauração florestal.
Participantes Módulo II – Curso monitoramento em áreas de restauração florestal.

 

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Áreas protegidas

Março foi mês de intercâmbio, workshop e Fórum Florestal

Intercâmbio da Rede Trinacional de Restauração da Mata Atlântica Entre os dias 6 e 8 de março, recebemos membros da Fundación Vida Silvestre da Argentina e uma representante da WeForest para um intercâmbio no âmbito das ações da Rede Trinacional de Restauração da Mata Atlântica. A visita técnica aconteceu nas áreas em processo de restauração realizadas

Áreas protegidas

Confira as novidades de março de 2024 dos projetos do Mater Natura

Gestão de projetos de estudos do Patrimônio Espeleológico no Paraná Em 25 de março de 2021, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), por intermédio do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (CECAV), firmaram com a empresa Margem Companhia de Mineração (Supremo Cecil Cimentos) o Termo de Compromisso de Compensação Espeleológica

Rolar para cima