Paranaguá ganha sua primeira RPPN, com o apoio do Mater Natura

Compartilhe esse conteúdo

27 de maio de 2021, notícia publicada pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais.

O “Projeto para Criação de Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) no entorno do Parque Nacional Saint-Hilaire/Lange (PNSHL)” atingiu seu objetivo com a publicação neste mês de maio de Portaria do ICMBio para a criação da unidade de conservação. O projeto foi executado pelo Mater Natura com o apoio financeiro da Fundação Grupo o Boticário de Proteção à Natureza, por meio do Edital Biodiversidade Paraná – 2019.

A iniciativa de criar a RPPN Encontro das Águas na região, se consolidando como a primeira para o município de Paranaguá e a 16° criada no litoral paranaense, vem ao encontro com a importância de proteção dos mananciais hídricos da Serra da Prata e das áreas de terras baixas da Mata Atlântica.

O PNHSL assegura a estabilidade ambiental da rede de drenagem das sub-bacias hidrográficas da Baía de Paranaguá e oferece disponibilidade de água com qualidade para os municípios de Paranaguá, Matinhos e Pontal do Paraná. Na vertente leste do PNHSL encontram-se os mananciais hídricos que vem sofrendo pressões conflitantes com às de conservação, entre elas, a expansão urbana; as práticas agrícolas poluentes; caça predatória e extração de palmito, consideradas intensas na região; exploração mineral; e ocupações irregulares, principalmente nas regiões mais próximas das áreas urbanas do parque. Neste contexto, iniciativas de conservação e mobilização locais são imprescindíveis para garantir a manutenção dos serviços ecossistêmicos e segurança hídrica local.

A criação de RPPNs, especialmente no entorno de outras Unidades de Conservação (UC), além de expandirem o tamanho da área protegida, é uma alternativa que auxilia na mitigação dos impactos gerados pelas atividades exercidas nas áreas vizinhas ao parque. Além disso, permite o envolvimento da iniciativa privada na gestão integrada de grandes UCs. Neste caso, a RPPN Encontro das Águas vai compor também o Mosaico de Áreas Protegidas do Lagamar.

Além do papel de garantir a proteção de seus recursos naturais, a RPPN Encontro das Águas está atuando na restauração e enriquecimento florestal das suas áreas de APP, por meio do projeto Água do Parque Nacional Saint-Hilaire/Lange, também  executado pelo Mater Natura em parceria com a empresa Mosaic Fertilizantes e o Instituto Selva. Este projeto está buscando  novas oportunidades de parceria para sua continuação e para realização de outras ações  que visam à proteção dos mananciais e o fortalecimento de unidades de conservação e áreas de entorno.

Para saber mais das ações na RPPN siga a página no Instagram: @instituto_selva.

Trilha da RPPN Encontro das Águas.
Trilha da RPPN Encontro das Águas.

 

 

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Nossas ações

1º Encontro de Diálogo de Saberes debate temas ambientais com comunidade de Antonina

O 1º Encontro de Diálogo de Saberes promoveu, no dia 11 de abril, importantes trocas entre a comunidade pesqueira tradicional de Antonina/PR e especialistas da área ambiental. O evento faz parte das ações do projeto “Olha o Clima, Litoral!”, realizado pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais, com apoio da Petrobras por meio do

Biblioteca Olha o Clima, Litoral!

Cartilha “Realidade e desafios da pesca artesanal em Antonina”

Instagram Facebook-f Linkedin Youtube Cartilha “Realidade e desafios da pesca artesanal em Antonina” A Cartilha “Realidade e desafios da pesca artesanal em Antonina” é fruto das informações obtidas ao longo das Oficinas de Diálogo Participativo (reuniões realizadas junto à comunidade pesqueira), que ocorreram no ano de 2023, como parte das atividades do projeto “Olha o

Rolar para cima