Elaboração e revisão de listas das espécies ameaçadas de fauna e de flora de ocorrência no Território 19 do GEF Pró-Espécies

Parceiro: WWF – Fundo Mundial para a Conservação da Natureza
Início: Janeiro 2020
Término: Março 2020
Financiador: WWF - Brasil

 

Elaboração e revisão de listas das espécies ameaçadas de fauna e de flora de ocorrência no Território 19 do GEF Pró-Espécies

Participação do Mater Natura no projeto: Instituição proponente e executora

Financiador: WWF – Brasil

Instituição Parceira: Sociedade Chauá

Equipe Executora: Peterson Leivas, André Sampaio, Christopher Thomas Blum, Pablo Hoffmann

Coordenador: Peterson Leivas

Objetivo geral:

Sistematizar e gerar informações atualizadas sobre as espécies ameaçadas de forma a subsidiar os órgãos públicos na “Elaboração de Plano de Ação Territorial para as espécies criticamente ameaçadas no Território 19”.

Descrição:

O projeto GEF Pró-Espécies é executado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) em parceria com com 13 estados do Brasil (MA, BA, PA, AM, TO, GO, SC, PR, RS, MG, SP, RJ e ES) para desenvolver estratégias de conservação em 24 territórios, totalizando 9 milhões de hectares. Ele prioriza a integração da União e estados na implementação de políticas públicas, assim como procura alavancar iniciativas para reduzir as ameaças e melhorar o estado de conservação de pelo menos 290 espécies categorizadas como Criticamente em Perigo (CR) e que não contam com nenhum instrumento de conservação.

O Mater Natura, por meio de edital lançado pelo WWF, é a instituição responsável por sistematizar e gerar informações atualizadas sobre as espécies ameaçadas nos estados do Paraná e em São Paulo, de forma a subsidiar os órgãos públicos na “Elaboração de Plano de Ação Territorial para as espécies criticamente ameaçadas no Território 19”. O Território 19 abrange 64 municípios desses dois estados, totalizando 2.171.104,98 hectares.

Esta estratégia busca adotar ações de prevenção, conservação, manejo e gestão para minimizar as ameaças, o risco de extinção e melhorar o estado de conservação das espécies ameaçadas.

Para o desenvolvimento desse projeto, o Mater Natura firmou parceria com a Sociedade Chauá, uma ONG com sede em Campo Largo (PR), que ficou responsável pelas atividades referentes à flora das listas de espécies ameaçadas.

Rolar para cima